Criar uma boa experiência do produto junto ao consumidor é a melhor estratégia para aumentar vendas.

O consumidor fica em contato direto com o produto no ponto de venda e, dessa forma, todos os sentidos tem papel importante para suas escolhas: visão, audição, toque, olfato e paladar. É o que se chama de marketing sensorial.

Segundo pesquisa realizada pelo Portal Trade PDV News, 51% dos lançamentos são descobertos dentro do ponto de venda, sendo que a degustação é uma das estratégias mais fortes para atrair e convencer o cliente a comprar determinado produto.

Mas como fazer isso? O que pode e o que não pode ser degustado? Veja abaixo algumas respostas!

Um bom planejamento é essencial. Crie um cronograma para atuar em dias e horários mais movimentados da loja.

Um planejamento financeiro é também muito importante, pois será necessário investir em expositores e funcionários.

Treinamento da sua equipe
É extremamente importante que a equipe de promotores de degustação esteja capacitada para apresentar todas as vantagens do produto.

A abordagem ao consumidor deve ser feita de forma educada, dinâmica e criativa.

O treinamento deve ir além da habilidade para preparar (se for preciso) e para servir.

Sua equipe precisa dominar todas as características do produto e estar capacitada para dar dicas de preparo, de harmonização com outros pratos ou bebidas, etc.

A escolha dos produtos
Essa não é uma tarefa fácil. Alguns alimentos necessitam de refrigeração ou preparo e o cuidado com os produtos perecíveis é fundamental para não prejudicar a imagem da sua loja e até mesmo dos produtos. Portanto, a infraestrutura do local de pontos de degustação precisa ser compatível com os produtos escolhidos.

Lembre-se também que a degustação resultará num aumento de vendas do produto e que seu estoque precisa estar compatível.

Localização do balcão de degustação
Essa escolha também deve ser estratégica. A abordagem dos consumidores em potencial deve ser próxima à gôndola do produto para incentivar o cliente a comprar imediatamente após a degustação, evitando que se disperse com outras marcas pelo caminho.

A Clear Promoções atua há mais de 20 anos na área de merchandising e promoções. Somos expert em demonstração e degustação em ponto de venda.

Entre em contato para que possamos ajudá-lo a aumentar suas vendas.

 

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