O comportamento do consumidor define onde, como, quando e porquê comprar ou não
comprar um determinado produto. Existe um estudo específico para esse comportamento
combinando elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social.
O objetivo deste estudo é melhorar o entendimento do processo de tomada de decisão do
comprador, tanto individualmente como em grupo.
A ação educativa ao consumidor pode acontecer no PDV
O ponto de venda é uma ponte de comunicação para a marca de um produto e, hoje em dia,
além de funcionar como intermediário no ato de comprar e vender, o PDV pode atuar
como fator “educativo” no comportamento de compra.
A experiência de compra é vivida diariamente por todos nós, quer seja nos
supermercados, shoppings centers, feira livre, restaurantes, livrarias, farmácias, etc.
Devido à enorme variedade de produtos e marcas lançadas no mercado, o Ponto de Venda
precisa usar técnicas de merchandising que simplifique o processo de escolha na hora da
compra.
Existem muitas formas de se fazer isso e a Clear Promoções é especialista nessa área.
Veja abaixo algumas delas:
Ambientação de Gôndola
Essa técnica não se refere apenas à decoração de um setor da loja. Para que funcione é
preciso se basear no comportamento de compra do “shopper”, com informações que vão
além do incentivo à compra, incluindo orientações de uso, ensinando sobre as ocasiões de
consumo, mostrando uma inter-relação com outras categorias de produtos, etc. Isso deve
ser feito de uma forma que o cliente não fique com a impressão de que ele está sendo
manipulado.
Evidentemente a forma a ser utilizada vai depender, entre outros fatores, do
investimento que o PDV puder dispor.
Capacitação de promotores de merchandising
Essa é uma ação que traz resultados impactantes e muito efetivas.
Se um promotor de loja, além de abastecer o PDV puder ser aproveitado para promover
seus produtos, seus custos também serão otimizados.
Os consumidores, muitas vezes, entram numa loja e perguntam ao promotor onde
determinado produto pode ser encontrado dentro do PDV. Se esse promotor tiver também
trabalhado a marca do produto em questão, poderá contribuir e influenciar a decisão de
compra além de apenas indicar sua localização.
Isso é “educar o consumidor” dentro do PDV,” fazendo valer a já conhecida regra: “investir
em educação é investir no futuro, sempre!”.
Nesse mundo cada vez mais competitivo, com o varejo digital concorrendo com o varejo
tradicional de forma intensa, não se pode dispensar a prestação de um serviço adicional
ao consumidor.
A Clear Promoções atua com merchandising e promoções há mais 20 anos.
Para mais informações entre em contato. Podemos lhe ajudar a educar seu consumidor no
PDV aumentando em muito suas vendas.
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