Quem nunca lembrou de algo que precisava, ou sentiu vontade de comprar ao ver um produto ou uma promoção no supermercado?

Apesar de ser algo relativamente simples, a exposição dos produtos, quando feita corretamente, pode aumentar as vendas da sua empresa.

A organização das prateleiras e freezers, assim como a identidade visual, precificação e iluminação têm um impacto direto na experiência do cliente, portanto devem ser cuidadosamente planejadas.

O posicionamento dos produtos é o processo que determina a melhor maneira de comercializar e vender um produto. Ele considera o feedback do usuário sobre os recursos do produto, os atributos do público-alvo e as características da concorrência.

Estratégias para o Ponto de Venda (PDV)

1. Defina o seu público-alvo: É ele que vai definir qual é o melhor posicionamento dos produtos no PDV, portanto a primeira coisa que você deve fazer é estudar o seu público-alvo. O seu produto é útil para quem?

2. Conheça as suas categorias de produtos: É importante realizar um levantamento de todas as categorias de produtos disponíveis em sua loja. As categorias variam de acordo com o papel que desempenham no varejo: destino, rotina, sazonal ou ocasional, conveniência.

O gerenciamento por categoria é a parceria estratégica entre o lojista e fornecedor para obter a melhor categorização de produtos de acordo com as necessidades do consumidor.

3. Merchandising: O merchandising não serve apenas para atrair clientes, mas também para garantir que o que está à venda no interior da loja seja capaz de facilitar a decisão de compra dos consumidores. Isso inclui desde o layout da loja até a iluminação, música, embalagens, sinalizações e até mesmo os uniformes da equipe.

Atualmente o merchandising ganhou um sentido amplo, contemplando mais do que apenas os aspectos visuais. Praticamente todos os sentidos do consumidor podem ser estimulados para tornar a sua experiência ainda mais positiva quando exposto aos produtos, — o que influencia a sua decisão de compra e potencializa os resultados dos lojistas.

4. Crie campanhas temáticas: Invista em datas comemorativas como Dia dos namorados, dia das mães, dos pais etc. Para aproveitar essas datas, é preciso que agir com antecedência, pois o consumidor precisa ser lembrado e influenciado a comprar.

Organize um calendário com as principais datas comemorativas e se antecipe para criar um ambiente temático. Isso ativará a memória do consumidor para presentear alguém e o fluxo das suas vendas aumentará.

5. Invista no atendimento: A chave para ter um negócio de sucesso está na qualidade do seu atendimento. Não adianta nada embelezar o seu ponto de venda e criar mil estratégias para chamar a atenção do consumidor se ele não se sentir bem recebido.

Por conta disso, procure ter um bom atendimento. Tenha uma equipe treinada, comprometida em servir e encantar os clientes. Crie meios para surpreender os clientes com brindes personalizados, para que possam utilizar algo com a sua marca estampada. Clientes satisfeitos sempre voltam e ainda recomendam a sua loja para outras pessoas.

Usando as técnicas citadas acima, você obterá resultados bem melhores.

Nós da Clear Promoções somos uma empresa de promoção e merchandising, que atua neste segmento desde 1997 e possui larga experiência em ações promocionais ligadas a pontos de venda, eventos, feiras e ações temporárias em locais diferenciados, como shows, casas noturnas e universidades.

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