O merchandising é uma importante estratégia de marketing usada no ponto de venda, seu foco principal é apresentar informações sobre os produtos expostos. Saber aplicar o merchandising de forma correta pode ajudar a alavancar a venda de um produto. Por isso hoje vamos conhecer e saber como fazer um merchandising bem feito no ponto de vendas.
Dentro do marketing encontramos diversas ferramentas que podem ser usadas para a execução de campanhas promocionais, o merchandising é mais uma dessas ferramentas. Como toda ação, é preciso que antes de coloca-la em prática, haja um bom planejamento por trás.
Uma das informações necessárias para o planejamento do merchandising é conhecer a concorrência, como a faixa de preço aplicado em produtos concorrentes. Isso é importante para que o valor de seu produto se torne atraente e consiga entrar na disputa.
Outra análise importante é do próprio ponto de venda, nele iremos analisar qual a melhor localização do seu produto dentro do local, qual o melhor local de exposição nas gondolas, e a melhor forma de apresentação desse produto para que ele atraia a atenção dos consumidores, despertando o desejo e consequentemente a efetivação da compra. Além dessas estratégias, existem também outras que vamos conhecer a seguir.
Os pilares do merchandising são: o produto, o preço, o momento, o local, e a quantidade.
Preço
Como já foi dito, é preciso analisar o preço desse produto para que ele se torne atraente e consiga entrar na disputa, por isso devemos analisar nosso público-alvo e praticar um valor acessível para esse público.
Produto
O produto é o foco principal do merchandising, devemos prioriza-lo e desenvolver todas as ações voltadas para ele.
Local
Analisar o local onde esse produto irá ser exposto, a forma de apresentação desse produto, é fundamental. Colocar um produto em um local que esteja mais afastado ou escondido do nosso público alvo pode gerar um prejuízo enorme.
Momento
Quando falamos em momento, devemos ter em mente que muitos produtos são sazonais ou combinam mais com alguma época do ano. Por exemplo, chocolate, vinhos e queijos são mais procurados e possuem grande saída no dia dos namorados. Assim como produtos como sorvetes, açaís possuem maior saída em época de calor. É importante que esse tipo de produto tenha lugar de destaque e esteja localizado em locais de maior fluxo do público dentro do PDV.
Quantidade
Analisar a quantidade de produtos em estoque é fundamental para uma boa gestão. Tanto o excesso como a falta de produtos em estoque podem trazer prejuízos, produtos que tenham pouca saída e uma quantidade grande em estoque pode passar do prazo de validade causando prejuízos. Produtos que tenham uma alta demanda e baixo estoque podem se esgotar com facilidade e rapidez, isso além de provocar uma má impressão nos seus clientes, causará perda nas vendas.
Expor um produto no ponto de venda requer planejamento, é necessário que tomemos conhecimento de estratégias usadas pelo marketing para que possamos aumentar nossas vendas de forma inteligente e sem grande esforço ou grandes ações. Muitas vezes aprender sobre merchandising já é suficiente para melhorar a forma de apresentação daquele produto, atraindo a atenção dos consumidores e atingindo o objetivo final da finalização da venda.
Aplicar as técnicas do merchandising irá ajudar a poupar tempo e aumentar as vendas, suas estratégias quando bem aplicadas agregam valor ao produto.
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