Como montar um plano promocional para sua marca

Se você é um empreendedor, já deve saber da importância do marketing para um negócio. Uma campanha promocional é capaz de trazer resultados maravilhosos para sua empresa. É através dessas campanhas de divulgação que conseguimos atrair mais clientes, deixar sua marca mais conhecida e consequentemente aumentar as vendas.

Elaborar um plano promocional não é tão simples quanto possa parecer, ele é um documento que deve ser criado após análise do mercado e baseado nos dados que são captados. Antes de começar a criar um plano promocional devemos ter em mente um objetivo claro, já que esse plano será um guia, uma ferramenta, que nos ajudara a alcançar esse objetivo.

Se engana quem pensa que um plano de marketing deve ser feito somente após a empresa estar consolidada, ele deve ser feito o quanto antes, de preferência pensado junto com o plano de abertura da empresa. Para quem está abrindo seu próprio negócio, uma dica importante é colocar como prioridade a criação e a execução de um plano promocional, pois ele será fundamental para a divulgação de seus produtos e captação de novos clientes.

Muitas pessoas acham que ações de marketing se resumem a impressão de panfletos e cartões de visita com informações e a logo de sua empresa. Esse tipo de pensamento é equivocado e ultrapassado, cada vez mais tomamos conhecimento de como o marketing possui uma infinidade de ferramentas que podem ajudar na divulgação de uma marca.

O plano de marketing é uma dessas ferramentas, a sua criação é mais complexa e envolve planejamento. Ele é capaz de guiar suas ações de acordo com informações importantes de seu público alvo, sua disponibilidade financeira para a campanha, entre outros.

Podemos ter um plano promocional capaz de guiar toda empresa, o qual toda equipe deve conhece-lo e ser capaz de aplica-lo, e também podemos ter planos para campanhas específicas para ações de datas comemorativas como dia das mães, dia dos namorados, festas juninas.

O plano de marketing pode assim ser considerado como uma importante ferramenta de gestão, capaz de orientar toda a equipe dos próximos passos, e se necessário ter tempo de planejar um plano B, caso o resultado esteja fugindo do objetivo final que foi planejado atingir com a sua execução.

Vamos conhecer agora algumas dicas para montar um bom plano promocional para a sua marca:

1 – Defina um objetivo final que deverá ser alcançado com a execução do seu plano;

2 – Conheça seu público alvo;

3 – Estude o mercado para conhecer seus concorrentes;

4 – Defina o posicionamento e a mensagem que você quer passar aos seus futuros clientes;

5 – Trace metas e indicadores que deverão ser alcançados conforme o plano é colocado em execução;

6 – Defina quais estratégias de marketing que serão usadas no seu plano promocional;

7 – Defina os locais de atuação dessa campanha (redes sociais, PDV, rádios);

8 – Análise o orçamento disponível e adeque seu plano a ele;

9 – Monte um cronograma para definir melhor o prazo e etapas;

10 – Organize seu plano em tópicos como um documento (Sumário, Objetivo, etc)

Essas são algumas dicas para que você consiga montar um bom plano promocional, após a finalização do plano já comece a coloca-lo em prática. De nada adianta um bom plano, se ele ficar guardado dentro de uma gaveta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *