Todos os produtos que estão expostos no ponto de venda foram criteriosamente colocados lá de forma estratégica. Dentro do marketing existem diversas ferramentas que são capazes de guiar todas as ações que são executadas no PDV, inclusive o posicionamento dos produtos.

O merchandising é uma dessas ferramentas, seu foco está no ponto de venda, a função dele é valorizar os produtos que estão expostos no PDV.  Entender como o merchandising funciona é necessário para que todas as ações tomadas no ponto de venda produzam bom resultado.

A exposição correta dos produtos no ponto de venda é essencial para que haja a conversão das vendas. Mas de que forma a exposição e o posicionamento dos produtos pode influenciar na hora da compra?

Na maioria das vezes quando vamos em um supermercado ou loja, entramos e saímos sem reparar em como os produtos estavam expostos, é algo involuntário. Com isso podemos ter a ideia superficial de que os produtos que lá foram expostos foram colocados de forma aleatória nas vitrines e prateleiras.

Mas pensar assim é um erro, todo produto deve ser exposto após análise e planejamento do melhor posicionamento. Na maioria das vezes quando entramos e saímos de uma loja estamos tão acostumados com esse processo que não damos a devida atenção. Mas caso você entre em uma loja e encontre os produtos jogados, alocados de maneira grosseira, e até mesmo amontoados um perto do outro, você sair comentando e com uma experiência negativa sobre a loja.

Um bom posicionamento dos produtos no ponto de venda é responsável por proporcionar uma experiência positiva no momento de compra. Além da estética visual, o posicionamento correto pode facilitar também na hora de encontrar o produto que seu cliente precisa.

Para definir o posicionamento ideal de um produto no PDV precisamos conhecer bem o perfil de seu público-alvo. Entender suas necessidades, seus costumes, o tipo de alimentação praticada. Todas essas informações se tornam um guia na hora de escolher o posicionamento ideal dos produtos.

Um exemplo disso é escolher produtos               que se relacionem e os colocarem próximos um do outro, alguns exemplos: shampoo e condicionador, esses produtos fazem parte do processo de lavagem do cabelo, um sempre estará interligado com o outro, quem procura um shampoo consequentemente também levará um condicionador. Isso também acontece com produtos alimentícios, por exemplo, o arroz e feijão fazem parte do cardápio diário do prato dos brasileiros, esses produtos devem ser alocados próximos. A sessão de carvão deve ficar próximo do açougue, já que quem deseja fazer um churrasco consequentemente precisará de carvão para assar esse churrasco.

Esse tipo de estratégia é capaz de aumentar as vendas, e esse processo pode ser explicado pois muitas vezes o consumidor entra no mercado para comprar por exemplo a carne para o churrasco, mas não se lembra que para isso também precisará do carvão, do sal grosso, entre outros. Colocar esses produtos próximos induzir o cliente a comprar outros produtos que não estavam em sua lista de compras.

Então o que seria a simples compra de um único produto, se torna uma lista com seis, sete itens com facilidade. Isso é ótimo para o PDV que irá aumentar as vendas, gerando maior lucro. E tudo isso apenas com uma simples estratégia de posicionamento de produtos na forma correta e planejada.

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