Quem nunca lembrou de algo que precisava ou sentiu vontade de comprar ao ver um produto ou uma promoção no supermercado?

Apesar de ser algo relativamente simples, a exposição dos produtos, quando feita corretamente, pode aumentar consideravelmente as vendas da sua empresa.

A organização das prateleiras e freezers, assim como a identidade visual, precificação e iluminação têm um impacto direto na experiência do cliente, portanto devem ser cuidadosamente planejadas.

Esse artigo irá mostrar três técnicas de exposição de produtos para a sua empresa se destacar e combater a concorrência.

  1. Crie uma estratégia para a exposição dos produtos

É preciso ter em mente questões como:

– As expectativas e objetivos em relação aos resultados esperados;

– A frequência e o método de reposição;

– A definição de promoções e ofertas;

  1. Organize as mercadorias dentro do campo de visão do cliente

Os produtos devem ser organizados de forma clara, dentro do campo de visão do cliente. É importante separá-los por categorias e colocá-los dentre os 5 níveis de visibilidade:

– Acima da cabeça: Local com a menor visibilidade, por estar posicionado acima da linha de visão do consumidor, é para colocar itens de menor interesse;

– Na altura dos olhos: É o nível com o maior potencial de vendas, pois, por estar no campo de visão do consumidor, aumentam as chances dele comprar por impulso. Coloque os produtos com maior margem de lucro ou os com maior preço;

– Na linha da cintura: Também é um nível com bom potencial de vendas, pois ainda está no campo de visão do consumidor. É o local ideal para produtos de grande procura;

– Abaixo da cintura: É o local ideal para produtos mais baratos e com grande rotatividade;

– Chão: Local reservado para produtos mais pesados, para evitar acidentes.

Importante lembrar que a organização da gôndola varia de acordo com o público-alvo e a validade dos produtos. Por exemplo, produtos voltados ao público infantil devem ser posicionados em locais de fácil acesso a eles, como prateleiras mais baixas.

  1. Incentive a compra por impulso

Exponha seus produtos em locais estratégicos, como próximo ao caixa, para despertar o desejo da compra por impulso. Invista em promoções para convencer o cliente das vantagens em comprar o produto naquele momento.

Essa estratégia tem como objetivo despertar um sentimento de urgência, o consumidor precisa sentir que não pode finalizar a compra sem aquele produto. Organize seus produtos principais nas áreas de maior circulação de pessoas.

Usando as técnicas citadas acima com a ideia de posicionar os produtos nas áreas certas, você obterá resultados bem melhores. Contratar uma empresa especializada que ofereça promotores compartilhados é a sua melhor opção!

Nós da Clear Promoções somos uma empresa de promoção e merchandising, que atua neste segmento desde 1997 e possui larga experiência em ações promocionais ligadas a pontos de venda, eventos, feiras e ações temporárias em locais diferenciados, como shows, casas noturnas e universidades.

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