Marketing promocional na prática

O marketing é uma poderosa ferramenta de divulgação de produtos e captação de clientes. Saber aplicar todas as estratégias que ele oferece é essencial para o sucesso de uma campanha promocional. Para isso, é necessário conhecer todas as ferramentas disponíveis que esse recurso nos proporciona. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre o marketing promocional.

Em 2011 a Associação de Marketing Promocional (AMPRO) definiu o marketing promocional como sendo uma comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

Com base nessa definição podemos perceber que o marketing promocional tem seu lugar de melhor aplicação no ponto de venda, onde encontramos os consumidores mais abertos a experiências que permitam conhecer melhor a sua marca. Uma forma de proporcionar uma dessas experiências para novos consumidores no PDV é através da distribuição de brindes, ações de degustação, cupons promocionais, e amostras grátis.

Esse tipo de ação é capaz de estreitar o relacionamento com os consumidores, e aumentar a chance de conversão em vendas. Mas antes de colocá-la em prática, devemos planejar a ação com calma e sabedoria. Algumas informações importantes que precisamos ter antes de começar um marketing promocional são:

1 – Defina objetivos claros que deseja alcançar com determinada campanha;

2 – Defina seu público alvo e crie a campanha para agradar a esse público;

3 – Escolha os meios de divulgação de sua campanha, além do PDV temos outras opções como televisão, rádio, e-mail marketing, redes sociais, panfletos, cartazes;

4 – Planeje o capital que deseja gastar com sua ação;

5 – Pesquise sobre qual tipo de ação costuma deixar uma experiência mais positiva com seu público alvo;

6 – Pesquise ações que já tenham sido feitas por seus concorrentes para que sua não se torne apenas uma cópia de outras já executadas.

Após coletar todos esses dados e estudar o mercado, você será capaz de executar o marketing promocional de forma eficiente para a divulgação de sua marca. Vamos conhecer agora as ações que podemos realizar no PDV, local mais adequado para colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Cupons promocionais
São uma ótima forma de captação e fidelização de clientes. Pode ser usado no PDV físico e no e-commerce, costumam trazer ótimos resultados no impulsionamento das vendas.

Degustação
Se o seu produto é do ramo alimentício, uma ótima forma de estreitar laços e fazer a divulgação para novos clientes é com ações de degustação. Assim seu cliente poderá ter uma experiência com a marca antes de efetivar a compra do produto.

Brindes
Ações que troquem selos por brindes proporcionam uma experiência positiva de fidelização de clientes.

Eventos promocionais
Aproveitar datas comemorativas para criar ações é uma boa forma de chamar atenção para sua marca no PDV.

Escolher a melhor ação que será executada depende de vários fatores como já vimos, o importante é que no final da campanha você consiga alcançar seu objetivo final, que deve ser proporcionar uma experiência positiva ao seu cliente após o contato com sua marca. Entre em contato!

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