Quais os diferentes tipos de exposição de produtos no PDV

O merchandising é uma das ferramentas do marketing com maior foco no ponto de venda, a função dele é valorizar os produtos que estão expostos no PDV.  Conhecer essa estratégia é importante para que todas as ações tomadas no PDV sejam baseadas em estudos e evidências do que realmente funciona.

Muitas pessoas podem achar que os produtos expostos nas gôndolas dos mercados estão ali de forma aleatória, o que é um erro. Cada produto foi pensado e organizado baseado em estratégias de marketing para atrair a atenção dos shoppers.

O merchandising visual são ações que são responsáveis em proporcionar experiências positivas nos clientes em um PDV. Ele é responsável por despertar no consumidor a imagem que esse associará a marca. É uma das ferramentas do merchandising mais importantes e deve ser planejada de forma correta, pois seu objetivo principal é despertar impressões positivas nos clientes.

Ter conhecimento de técnicas que despertem os sentidos é de suma importância. Uma boa iluminação no local, fragrâncias que marcam a memória do consumidor, músicas agradáveis no momento da compra, tudo isso pode influenciar de maneira positiva a experiência de compra de seu cliente.

Existem formas de apresentação de produtos no PDV que são mais eficientes na hora de fazer a conversão da compra. Vamos conhecer agora alguns tipos de exposição de produtos no PDV.

Organização dos produtos

A poluição visual é extremamente ruim para o PDV, a organização dos produtos deve ser feita de forma a atrair a atenção do cliente. Para isso existem técnicas que devem ser aplicadas na hora dessa exposição.

Você pode apresentar seus produtos de diferentes layouts: de forma livre, em grade, na pista. Cada uma dessas maneiras possui um jeito diferente de atrair a atenção visual do cliente. A forma livre é capaz de proporcionar um ambiente mais intimista, facilitando a circulação das pessoas entre os produtos. Em grade é ideal para supermercados, pois permite melhor visualização e facilita ao shopper encontrar o que precisa com facilidade e rapidez. Na pista induz o cliente a seguir por um caminho pré-determinado dentro da loja, assim, você pode guia-lo dentro da loja de maneira estratégica.

Altura do local de exposição dos produtos

A altura de exposição dos produtos também pode influenciar positivamente.  O consumidor sempre dedicará mais atenção a itens que estão na altura de seu campo de visão. Você deve aproveitar dessa informação para acomodar os produtos que possuem mais saída e potencial de venda. Podemos organizar uma prateleira baseado nesses conceitos do campo de visão, observe:

Acima da cabeça e chão

Esse nível de visão está fora do campo de visão natural de uma pessoa, por isso para que sejam visualizados é necessário um esforço a mais do shopper. Aqui devem ser colocados produtos que possuam menor saída, baixa procura.

Altura da cabeça

Aqui devem ser colocados os produtos de maior saída e lucro. Esse é o campo de visão mais chamativo para seus clientes. Aposte em produtos que você deseja que sejam vistos com facilidade.

Linha da cintura

Um pouco abaixo do nível da cabeça, também é um bom local para exposição de produtos.

Análise o tipo de embalagem do produto

É importante pensarmos de forma individual para cada produto que estamos expondo no PDV. Uma mesma estratégia pode não funcionar para diferentes produtos. Não é interessante que um produto que a embalagem que foi desenvolvida para ser exposta em uma gancheira, seja colocado em prateleiras. Isso acaba desvalorizando o produto em questão.

Atente-se ao tipo de produto

De nada adianta colocar um macarrão ao lado de um desodorante. Além de ser esteticamente feio, causa uma impressão negativa em seu cliente. Por isso procure se atentar ao meio onde seu produto será exposto. Produtos relacionados tem mais chance de conversão de vendas, por exemplo, o macarrão deve ser colocado próximo de molho de tomates, que é um outro produto que geralmente é comprado em conjunto para fazer receitas.

Esses tipos de estratégias são capazes de proporcionar boa impressão e experiências positivas no momento de compra. É necessário aplica-las de forma correta para que haja uma boa conversão de vendas.

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