Quais os cargos do trade marketing dentro do PDV?

Há diferentes cargos do trade marketing dentro do PDV e eles atendem as necessidades que o varejo possui.

Isso porque, a operação começa bem antes da execução e há vários trabalhos importantes a serem executados, desde a reposição do estoque até a degustação e demonstração.

Portanto, conhecer estes cargos e saber como cada um funciona é fundamental para maximizar as vendas, melhorando diretamente os resultados.

Sabendo disso, abaixo você vai conferir algumas das principais atuações do trade marketing hoje dentro do PDV. Confira agora mesmo!

Promotor de vendas

O promotor de vendas desempenha um papel muito importante para o sucesso das partes que estão envolvidas. Afinal, ele trabalha comunicando sobre os produtos da marca para o consumidor em potencial e assim ajuda no aumento das vendas para o estabelecimento que liberou o ponto de venda.

Desse modo, sem ele no PDV, a marca tende a ter uma maior dificuldade em se aproximar do cliente em potencial e, por consequência, encontra maiores desafios nas vendas.

A razão para isso é muito simples: o promotor de vendas é o responsável por praticar grande parte das estratégias de trade marketing, que vão desde a exibição de demonstração dos produtos até a garantia da reposição deles no estoque.

Dito isso, o promotor de vendas pode transitar em diversos PDVs ao longo do seu dia, respeitando sempre a necessidade da empresa.

Logo, vale a pena contratar este profissional no seu trade marketing, especialmente porque ele promove ações que irão resultar em mais vendas para a sua marca.

Promotor compartilhado

Um dos cargos do trade marketing dentro do PDV é o de promotor compartilhado, que recebe este nome porque trabalha atendendo várias marcas e empresas.

Portanto, o seu objetivo é cobrir as lojas de varejo comuns, buscando diminuir os custos e promover um atendimento que não requer uma contratação totalmente exclusiva.

Assim como o promotor de vendas, o promotor compartilhado também garante o foco total na reposição dos produtos, bem como a exposição deles e aplicação de todas as técnicas do material de merchandising.

Então, de maneira resumida, ele atende de forma compartilhada, não promovendo apenas uma empresa, mas diversas ao mesmo tempo e dentro de um mesmo roteiro.

Sampling

O sampling é a famosa “amostra grátis”. Afinal de contas, quem não gosta de receber “mimos”, não é mesmo?

Contudo, muitas pessoas relacionam essa tática apenas para lançamentos e produtos novos, porém ela funciona muito bem para produtos que já estão firmes no mercado.

Isso porque, essa é uma maneira de mostrar confiança no seu produto, facilitando assim o processo de vendas.

Além disso, a tática de “amostra grátis” é um modo de conseguir comprovar que a marca é mesmo boa, chegando mais perto do cliente em potencial.

Ora, se os clientes experimentam o produto antes da compra, automaticamente eles sabem o que estão levando para casa, sem abertura para arrependimento ou decepção.

Sendo assim, sampling é um dos cargos do trade marketing dentro do PDV também e que é realizado principalmente através da montagem de estantes nos pontos de vendas, utilizando-se de uma abordagem condizente.

Repositor de estoque

Muitas pessoas confundem o repositor de estoque com o promotor de vendas, mas a atuação deste profissional é diferente, sendo também um dos cargos do trade marketing dentro do PDV extremamente importante.

Em suma, a principal função dele é cuidar especificamente do estoque dos produtos da loja, assim é de sua responsabilidade manter o controle da entrada e saída das cargas, além de fazer as reposições necessárias.

Ao contrário do promotor de vendas, ele não zela apenas por uma marca, mas sim pela organização dos produtos em geral nas gôndolas.

Inclusive, o repositor de estoque é contratado pelo próprio PDV, trabalhando com uma jornada de trabalho fixa no local.

Analista

Por fim, um dos cargos do trade marketing dentro do PDV é o de analista, que atua no BackOffice, trabalhando na base de dados exclusivamente.

Dessa maneira, é papel deste profissional analisar os relatórios que foram colhidos no PDV, com o objetivo principal de promover melhorias e atingir melhores resultados.

Assim, o analista traz uma série de vantagens, como:

  • Gerenciamento mais eficaz dos promotores de vendas e compartilhados;
  • Melhora na exposição dos produtos no ponto de venda;
  • Fidelização de novos clientes e muito mais.

Conclusão

Agora você já conhece os cargos do trade marketing dentro do PDV e é importante fazer a contratação de profissionais capacitados e bem treinados. Então, saiba que a Clear Promoções pode ajudar a sua marca, servindo de apoio para o fortalecimento das suas vendas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *