É difícil prever tendências na área de trade marketing, mas as lições da pandemia nos trazem alguns sinais vitais que apontam certos caminhos.
A Clear Promoções está completando 25 anos no mercado de trade marketing. Nasceu criando a modalidade de promotores compartilhados se tornando umas das empresas mais conceituadas neste ramo. Por sua vez, temos especialistas aptos a observar (e aplicar) as tendências.
- Os promotores e repositores do trade no hortifruti
Algumas mudanças na legislação dos alimentos agrícolas como a rastreabilidade levam a um cuidado maior com os alimentos agrícolas tanto no manuseio, quanto no posicionamento estratégico no ponto de venda. As pessoas estão em busca de uma alimentação mais orgânica, saudável e natural e estes alimentos passam a receber destaque aprimorado na exposição no PDV.
- Sai o shopper, entra o promotor
Ao contrário do que se supunha, o delivery continuará firme mas não tomou o lugar do hábito de compra, apenas coexiste. As gôndolas ganham organização e atende aos shoppers e compradores domésticos.
- Mais criatividade no PDV
As comemorações do centenário da semana de arte moderna de 1922 que revolucionou as artes no início do século passado, vai invadir os espaços e deixar as pessoas mais atentas à arte. Isso tudo acaba respingando na criatividade nos PDV . Isso mesmo, mais arte e criatividade em rótulos e exposições de produtos.
- Volta ao passado
Sai o marketing motivacional e entram as embalagens e gôndolas que remetem ao passado, cores e motivos alusivos às décadas de 40 e 50. Madeira, mosaicos, folhas, palhas, cordas, tudo o que for rústico ganha força. As pessoas buscam a volta ao berço dos avós.
- Projetos Omnichannel
Se os shoppers agora se misturam aos consumidores comuns, temos um modelo híbrido de compradores no ponto de vendas e estes, devem ser impactados nos canais digitais em consonância com os projetos de exposição no PDV. - Trade marketing consultivo
O trade marketing não é só uma prestação de serviço operacional. Como vender, monitorar, negociar melhores espaços, impactar multicanal, quais ações implantar. Tudo isso são tarefas consultivas e o mercado passa a demandar projetos mais elaborados. Acima de terceirizável, o trade ganha status estratégico.
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