aumentar venda no PDV

5 táticas do merchandising para aumentar suas vendas no PDV

Colocar em prática as táticas do merchandising no PDV é uma das melhores formas de chamar a atenção dos clientes que passam pelos corredores do estabelecimento e assim aumentar as vendas da sua marca.

Isso porque, o modo como os produtos estão expostos, bem como as estratégias utilizadas para torná-los interessantes, são fundamentais para facilitar o processo de compra por parte do cliente.

Afinal de contas, o consumidor está cada vez mais exigente e a experiência acaba contando no momento da sua tomada de decisão.

Então, para que você consiga atrair efetivamente os clientes e aumentar as suas vendas no PDV, separamos hoje 5 táticas do merchandising. Confira abaixo!

1 – Teste variações de layout

Se você quer aumentar as vendas é importante que o seu PDV seja atrativo e convidativo para os consumidores, por isso testar variações de layout é a primeira dica aqui para chamar atenção.

Sendo assim, uma tática interessante é deixar o ponto de venda bem mais dinâmico e movimento, incentivando assim a compra. É possível fazer isso variando os tamanhos, relevos e cores dos produtos nas gôndolas.

Além disso, vale a pena utilizar-se da técnica de cross-merchandising, que consiste em adicionar próximos entre si produtos que tenham relação.

Por exemplo, ao lado do leite, você pode colocar os cereais, café e outros produtos relacionados para que o cliente lembre do que ele precisa, ou seja, você incentiva a compra.

No mais, vale a pena testar um layout também que chame atenção para produtos que são facilmente despercebidos pelos consumidores.

2 – Siga um calendário promocional

Uma das táticas do merchandising que funciona muito bem para aumentar as suas vendas no PDV é seguir um calendário promocional, pois no decorrer do ano várias datas impactam diretamente nas compras do cliente.

Portanto, se planejar é essencial para atrair os clientes para os seus produtos em datas como Carnaval, Natal, Dia Dos Namorados, Dia das Mães e muitos outros.

Assim, invista naquela decoração temática para cada período comemorativo e reúna todos os produtos mais consumidos nesta época em um mesmo local, incentivando a compra natural.

3 – Adicione um balcão de degustação

É possível ainda aumentar as chances de vendas no PDV através dos balcões de degustação, que também é uma das principais táticas do merchandising.

Ora, ao fazer isso você permite que o cliente consiga apreciar a marca e o produto antes de efetivamente passar no caixa, dando uma maior segurança para o processo de compra.

Além disso, as pessoas gostam dessa interação, pois ela estimula o paladar e o olfato, sem contar que é uma excelente estratégia para incentivar a compra por impulso também.

4 – Trabalhe os pontos quentes do PDV

As estratégias e táticas do merchandising para aumentar suas vendas no PDV não chegaram ao fim ainda, você ainda pode trabalhar nos pontos quentes do PDV.

Caso não saiba, estes pontos quentes são aqueles espaços onde os consumidores tendem a comprar com uma facilidade maior.

Então, para explorá-las é essencial que você saiba quais são elas especificamente. Contudo, um dos ambientes mais quentes para a compra é próximo ao caixa.

Inclusive, é exatamente por essa razão que ali é muito comum conferir produtos e itens que geralmente são esquecidos. Logo, é um local que vale a pena ser explorado também.

5 – Contrate promotores de vendas

Por fim, vale a pena contratar promotores de vendas também para melhorar seus resultados, pois eles possuem uma relação direta com o cliente e tiram as dúvidas sobre o produto.

No entanto, é importante que estes profissionais sejam bem treinados para fazer uma abordagem correta e dar ao cliente a sensação de que é realmente ele que decide.

Além disso, para que essa tática do merchandising funcione ainda melhor, vale a pena utilizar temas para a decoração do PDV, o que pode ser feito a partir da consideração do local, público alvo ou até mesmo da estação do ano.

Conclusão

Como você deve ter notado, aplicar as táticas do merchandising para aumentar suas vendas no PDV é bem simples. Então, aproveite o conhecimento que obteve aqui e comece a caprichar nas estratégias para melhorar os resultados da sua marca.

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