Saber como utilizar o BI para melhorar os resultados no trade marketing só traz benefícios a sua marca. O business intelligence é uma ferramenta indispensável para aqueles que desejam crescer, aumentar o lucro e melhorar o posicionamento no mercado.

Confira a seguir o que é essa ferramenta e como usar nas suas estratégias de trade marketing.

O que é business intelligence?

O business intelligence é uma ferramenta de coleta e análise de dados. Com ela é possível coletar, armazenar, analisar e monitorar constantemente as ações da sua empresa. Dessa maneira, fica fácil tomar decisões assertivas, que impactam o negócio de maneira positiva.

Isso porque o BI mantém não só os dados atuais organizados, mas o histórico completo do seu empreendimento. Assim, você pode fazer análises muito mais concretas e definir projetos futuros com segurança.

Benefícios do BI no trade marketing

O BI no trade marketing só traz mudanças assertivas ao empreendimento. Afinal, essa estratégia permite que líderes, diretores e até mesmo analistas identifiquem tendências, a partir de campanhas que deram certo e errado, e otimizem todas as operações.

Além disso, o business intelligence também é usado para analisar o comportamento do consumidor. Outros benefícios são:

  • Desenvolvimento de estratégias de pontos de venda mais assertivas;
  • Redução de falhas ou retrabalhos na criação de novas estratégias;
  • Aumento da agilidade da equipe;
  • Melhora na produtividade;
  • Integração dos times.

Como utilizar o BI para melhorar os resultados no trade marketing?

O BI pode ser implementado nos três níveis do trade marketing:

Nível estratégico

No nível estratégico, o business intelligence identifica as principais tendências e movimentações do seu mercado. Nesse caso, ela auxilia a tomada de decisões a longo prazo, por parte dos gestores e diretores.

Nível tático

No nível tático, o BI é utilizado para coletar informações sobre os times. A ferramenta verifica o desempenho, falhas e pontos de melhoria. Dessa maneira, gerentes terão ações assertivas na escolha de treinamentos, equipamentos e até mesmo possíveis melhorias na infraestrutura como um todo.

Nível operacional

Também é preciso tomar ações a curto prazo, para assegurar o crescimento do empreendimento. À vista disso, o BI pode ser usado no nível operacional por técnicos e analistas, para organizar informações e acompanhar todos os processos em tempo real.

Viu só como o business intelligence é uma ferramenta multifuncional importante? Com ela, seus clientes e colaboradores ficarão satisfeitos e o seu negócio terá muito mais sucesso e destaque no mercado.

Entre em contato conosco.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *