As 11 funções básicas de uma agência de trade marketing

Conheça algumas funções básicas dos profissionais de trade marketing

Trade marketing é um conjunto de estratégias que busca desenvolver e melhorar a relação com canais de venda, e o objetivo principal é criar uma ótima experiência para o cliente nos pontos de venda.

        Algumas funções básicas dos profissionais do trade marketing

  1. Vender os produtos ao canal de distribuição (sell in): são meios através dos quais os produtos chegam ao cliente final e podem ser realizados por canais diretos, quando a empresa é responsável pela entrega do próprio produto ou por canais indiretos, quando é necessária a participação de um intermediário no processo.
  2. Promover e comunicar o produto ao consumidor para aumentar as vendas (sell out): o processo de vendas está muito mais relacionado ao giro de produtos do que simplesmente nas estratégias de sell-in. Por isso é preciso mudar o mindset empresarial para desenvolver uma gestão cada vez mais conectada ao sell-out.
  3. Desenvolver calendários e atividades nos PDVs: o calendário deve contemplar as ações que serão realizadas em cada canal e para cada cliente da indústria.
  4. Gerenciar investimentos nos diferentes canais de venda: Ter vários canais de venda contribui para aumentar as vendas, mas tão importante quanto ser multicanal é gerenciar tudo isso.
  5. Analisar o desempenho das vendas: é importante medir como as vendas aconteceram e quantos clientes se tornaram fiéis após a primeira compra
  6. Produzir e coordenar eventos: coordenar pesquisas de consumidores nas lojas e apresentar análises de mercados para os clientes são eventos importantes que devem ser feitos.
  7. Conduzir pesquisas de mercado nas lojas: é a etapa mais importante de uma estratégia de vendas pois apresenta um estudo detalhado das vendas.
  8. Desenvolver campanhas de incentivo: o trabalho do promotor não raro é subestimado. Quem gerencia uma equipe de promotores sabe que essas pessoas são fundamentais para uma campanha de sucesso.
  9. Contratar e treinar promotores: deve-se considerar que há diversos aspectos que afetam ou até mesmo impedem treinamento e por isso o gestor deve atuar com essa missão pensando nas melhores oportunidades para os promotores, empresas e clientes.
  10. Gerir equipes de campo: um produto bom e uma boa embalagem não se vende sozinho se não for atrativo para o consumidor na hora da compra. Por isso as equipes devem ser constantemente treinadas
  11. Planejar e executar o merchandising: definir um público alvo é essencial para atingir as metas pré estabelecidas de vendas.

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