A última pesquisa do Trade Insight feita no final de 2017 mostra um mapeamento do Trade Marketing no Brasil. O objetivo dessa pesquisa é o de conhecer e entender como as empresas empregam o conceito do Trade Marketing na prática, pois essa é uma área que até hoje encontra dificuldades em se posicionar e executar suas metas no mercado.
Especialistas afirmam que esse setor estruturou-se no Brasil a partir da década de 90.
Quais as mudanças ocorridas desde então?
Embora se comente sobre a falta de maturidade do Trade Marketing, na prática a pesquisa nos mostra um amadurecimento nas gestões.
Detalhes da última pesquisa:
Foram entrevistados 470 profissionais da área em todas as regiões do país. A região Sudeste foi a mais participativa sendo 64% de participantes de São Paulo, Minas Gerais ou Rio de Janeiro . O sul ficou em segundo lugar com 23% das respostas e o Norte, Nordeste e Centro Oeste em terceiro lugar com 11% .
36% das respostas corresponderam a participantes da indústria , 24% das agências e 10% de distribuidores e atacadistas.
Confira o Infográfico da Trade Insight com o resumo das informações.
A Ampro, Associação de Marketing Promocional também divulgou uma pesquisa sobre o perfil do profissional de marketing no Brasil. Foram entrevistados mais de 700 profissionais de agências com o objetivo de identificar as áreas de atuação desse novo profissional, sua idade, formação, formato de contratação e motivação para trabalhar nesse setor.
Os resultados são animadores:
63% dos entrevistados tinham idade entre 26 e 40 anos
90% eram colaboradores fixos
55% mulheres
75% com formação superior nas áreas de Publicidade e Propaganda, Administração e Marketing.
43% estão entre 3 a 5 anos trabalhando na mesma agência.
Ponto negativo: 35% dos profissionais não se atualizam, 34% se atualizam uma vez por ano e 27% duas vezes por ano. Existe portanto uma baixa participação em cursos de atualização, palestras, eventos, etc.
Ponto positivo: 81% dos entrevistados demonstraram entender muito bem suas funções indicando um amadurecimento nas gestões. A maioria tem como meta o crescimento profissional e o reconhecimento além de aprendizados.
Esse levantamento indica um avanço do setor de Marketing que está deixando de ser movido apenas pela força de vontade e espírito criativo. Hoje ele se mostra muito mais movido pelo profissionalismo que está cada vez mais desenvolvido.
Isso é muito positivo dentro de um cenário de alta concorrência. Felizmente o mercado e as empresas começam a entender mais claramente a importância em se destacar no ponto de venda e a perceber que o investimento nessa área é fundamental para potencializar as vendas.
Como consequência, os investimentos em ações de Trade Marketing estão aumentando, assim como a busca de mais informações sobre essas áreas.
Se você quer investir em mais ações no ponto de venda conheça o trabalho que a Clear Promoções oferece. Visite nosso site.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!