5 dicas para realizar a reposição de produtos no PDV

O processo de reposição de produtos no PDV está presente em qualquer negócio, e a grande diferença está em como todo o trajeto é realizado. Diversas vezes, erros comuns podem causar a ruptura de um cliente com a marca, no caso, quando o produto está fora de uma das gôndolas.

Para evitar esse tipo de problemática que gera prejuízo financeiro e de credibilidade, algumas dicas importantes podem ser seguidas. É importante lembrar, principalmente, que são dicas para todos os envolvidos no processo, principalmente os gestores.

A reposição de produtos vai trabalhar muito em cima do trade marketing, uma estratégia usada para focar na forma como o produto vai ser visto pelo cliente. Sabendo disso, vamos conhecer as cinco dicas sobre reposição de produtos no PDV.

1. Todas as equipes conhecendo o projeto

Assim como qualquer estratégia no meio de vendas e varejo, a reposição de produtos no PDV precisa ser feita tomando como base o trabalho em conjunto das equipes envolvidas. Com isso, se faz necessário estabelecer os planos de ação de maneira única.

Isso significa que, na prática, todas as equipes devem conhecer um único processo de reposição, de modo que todos trabalhem da mesma maneira e seguindo o mesmo roteiro. Essa prática vai ajudar principalmente no alinhamento do setor como um todo.

Além disso, um processo realizado com toda a equipe vai ajudar também no controle de entradas e saídas de produto, já que todos devem seguir o mesmo padrão de relatórios.

2. Sistemas automáticos

Controlar um estoque não é uma tarefa simples, ainda mais quando falamos de reposição de produtos no PDV. Sabendo disso, uma dica importante é usar sistemas automatizados para ajudar nesse processo.

Além de toda a eficiência que esse tipo de projeto traz, também acaba trazendo uma segurança muito maior. Afinal, sendo um sistema online, é possível realizar o controle de acesso dentro da empresa, evitando invasões.

O sistema automatizado ajuda nos relatórios e modelos de índices combinados, usados posteriormente para identificar possíveis gargalos e melhorias no processo. Da mesma forma, facilita a execução do que citamos acima, na sinergia das equipes envolvidas.

3. Planograma

É quase impossível falar do trade marketing e não falar do planograma, responsável por deixar uma exposição visualmente agradável nas prateleiras. Na prática, o consumidor costuma se sentir mais atraído por esse tipo de organização.

Para realizar o planograma, você deve levar em conta tudo o que envolve seu negócio, separando por marca, hábitos, valores e setores de cada produto. Assim, além de visualmente bonito também ocupará um espaço de maneira estratégica.

Unindo esses dois pontos, a empresa passa a atrair consumidores de maneira mais rápida e eficiente, além de influenciar uma possível compra. Dentro do trade marketing, você vai estar diante de várias estratégias como o planograma, com foco na apresentação.

4. Preços durante a reposição

Para evitar complicações com os clientes e até mesmo com gestores e supervisores, durante o processo de reposição dos produtos no PDV, o preço deve ser um ponto primordial de análise.

Ao realizar a mudança de produtos, os preços devem estar exatamente iguais aos que estavam anteriormente. Ou seja, deve-se evitar uma mudança de preço sem nenhum tipo de aviso prévio e de uma reposição para outra.

Muitos consumidores fazem conferências de preço, e identificar algo que antes era mais em conta e mudou apenas com a reposição não causa boas impressões.

5. Embalagens

Por fim, o que também pode ser considerada uma estratégia de trade marketing é o cuidado com as embalagens usadas nos produtos. Aqui, é hora de averiguar o estado de cada produto, se ocorreram avarias ou algum dano no trajeto.

Dessa forma, você garante mais um aspecto visual importante, além da segurança de produtos bem lacrados e enviados.

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