Uso da tecnologia nos processos de trade marketing

Você provavelmente, em algum momento, já considerou aliar  tecnologia como suporte nas suas ações de trade marketing. Para quem está cogitando e avaliando esta possibilidade, vamos falar sobre os principais benefícios desta prática.

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que não se trata de um gasto, e sim, de investimento que pode até trazer a longo prazo um retorno bastante satisfatório para o valor investido.
Vale a pena lembrar que, quando se necessita montar estratégias de trade marketing, deve-se levar em conta que a coleta e análise de dados acurados são a chave do sucesso.
Conheça aqui suas vantagens.

Os benefícios

Segundo pesquisas, 70% das decisões de compra são tomadas ali mesmo, dentro do PDV, isso quer dizer que, os estímulos que o cliente recebe dentro da loja, podem influenciar no ato de compra.

O desenvolvimento de  um produto de alta qualidade e com um preço competitivo é, sem dúvida, fator positivo para propagar as vendas da indústria. Porém, oferecer apenas um produto com essas características não é o basta para garantir resultados obtidos dentro ou até acima das expectativas

Ações de trade marketing aliadas à tecnologias que permitam, por exemplo,  maior visibilidade da loja, podem auxiliar e evitar problemas relacionados a  estoque e produtos de baixo giro, porque trazem agilidade e reforçam essas ações.

Gerenciamento de campanhas de incentivo

A estruturação de ações de trade marketing é fator preponderante para a obtenção de resultados relevantes é fundamental para o sucesso das estratégias de vendas de qualquer indústria a gestão de trade marketing,  seja qual for o porte, tornando-a cada vez mais assertiva e capaz de gerar mais vendas nos canais.

Os dados das vendas e dos distribuidores para a premiação nestas campanhas, no entanto, precisam ser extremamente confiáveis , e a apuração sem o auxílio da tecnologia, se faz inviável pelo grande volume destas informações.
E, como sabemos, campanhas realizadas de maneira errada, além da frustração, geram  o desgaste na relação com a equipe de venda dos distribuidores, causando um resultado completamente oposto do objetivo.

O mix correto em cada distribuidor

O nome é auto explicativo: essa estratégia se refere à abundância de itens oferecidos por uma marca ao seu público. Um mix de produtos completo aumenta  consideravelmente as chances de fidelização de seus clientes.

Desta maneira, investir nesta estratégia é primordial  para que o distribuidor, através do bom fluxo das vendas traga maiores resultados para o seu negócio.

Existem no mercado boas ferramentas tecnológicas capazes de, logo após sua implantação, seja  possível enxergar produtos que giram mais ou menos, itens do portfólio que o cliente não compra, interação com outras redes envolvidas no projeto que permite identificar e replicar as melhores práticas.

Gerenciamento de preços

Mas, bem mais do que cobrir o valor de produção e gerar lucro, o preço deve obedecer ao que o mercado está disposto a pagar.

Soluções tecnológicas podem facilmente obter e disponibilizar de forma ágil essas informações, que usualmente são requeridas em tempo real.

Promover a marca da indústria

Com os dados certos, é possível investir com segurança nos canais que geram melhores resultados, assim como compreender o que acontece com os menos eficientes, fator de relevância que pode influenciar diretamente a decisão de compra do consumidor.

 

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