A terceirização de promotores de vendas é uma das mudanças de mercado que veio para melhorar os resultados. A praticidade e a redução de custos são pontos chaves em comum para quem faz esta opção.

O que é um promotor de vendas?

O promotor de vendas é aquele profissional contratado para, como já diz o nome, promover os produtos e serviços de uma marca em um ponto de venda, sendo suas funções mais importantes: estoque e reposição (com escolha dos melhores pontos de exposição do produto dentro da loja), esclarecer dúvidas técnicas dos clientes e apoio de vendas, auxiliando nas negociações com o cliente.

E quanto ao promotor de vendas compartilhado?

Um promotor de vendas compartilhado tem as mesmas funções, porém por ser compartilhado ele atende mais de uma marca e não requer uma contratação exclusiva. Pertence a uma agência especializada no assunto e promove diversas marcas de produtos que tem lojas em comum.

O promotor compartilhado é contratado através de uma agência que é responsável pela orientação desse promotor. O coordenador da marca apenas define o nível de serviço a ser prestado e não precisa lidar com a gestão desse profissional.

Quais são as vantagens na opção de um promotor compartilhado:

São várias as vantagens obtidas ao se fazer essa opção.  Separamos abaixo algumas delas:

 Economia nos custos

Uma rede de hipermercados, por exemplo, ao optar pela terceirização de repositores, degustadores, promotores, estará economizando com os custos de contratação e não será responsável pelo treinamento especifico de cada função. O profissional requisitado chegará com orientação e treinamento adequados e iniciará as atividades com qualidade de serviço.

Dessa forma, o contratante ficará mais liberado do trabalho de recrutamento, seleção e treinamento e poderá focar no crescimento e manutenção de seu negócio.

Questões jurídicas trabalhistas

Essas questões estarão sempre sob a responsabilidade da agência prestadora do serviço de terceirização.  

Substituições de funcionários

Os promotores compartilhados resolvem também a questão de eventual necessidade de contratação temporária no caso de faltas por licenças médicas, férias ou até mesmo desligamentos, que geram custos de novas contratações.

As substituições, nesse caso, são feitas de forma rápida sem prejudicar o andamento do trabalho.

Cobertura do atendimento

Com o merchandising compartilhado, o atendimento dos PDV’s mais distantes ou isolados torna-se mais econômico, pois você não terá que arcar com os custos de deslocamentos. A escala desses promotores será compartilhada com outros contratantes e estará de acordo com a rotina deles e será feita pela agência que os administra.

Custo final

Outra grande vantagem no merchandising compartilhado é que você paga apenas pelo que é feito, pois o pagamento para a agencia de promotores é feito por visitas e não por um valor fixo mensal.

Facilidade de contratação sem necessidade de fidelização

Geralmente um contrato com um promotor de vendas tem validade de um ano, mesmo que sua demanda seja menor. Já o promotor compartilhado pode ser contratado a partir de três meses e pode ser renovado de acordo com a sua necessidade.

Dessa forma é possível fazer planejamento de contratação para ações pontuais ou para certas épocas do ano.

 A Clear promoções trabalha com promotores compartilhados bem treinados para aplicar estratégias conforme as necessidades de cada empresa e cliente. Visite nosso site e conheça nossos serviços.

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