Muito abrangente, porém essencial para qualquer negócio. Esse é marketing
promocional. Diante do grande desenvolvimento da área de marketing nos
últimos anos, surgiram diversos conceitos e aplicações que foram incentivados
cada vez mais pela necessidade de gerar resultados impactantes nos
consumidores.
Através desse artigo, você vai entender o que é o marketing promocional na
prática e quais as vantagens que ele traz para sua empresa a curto e longo
prazo.

O que é Marketing Promocional?

O Marketing Promocional faz parte de diversas estratégias que devem sempre
seguir um plano de marketing.
Trata-se de uma comunicação que tem o objetivo de incrementar a percepção
de seu valor por meio de algumas técnicas promocionais que levam a compra,
fidelização ou a experiência positiva do cliente.
Na verdade, o Marketing Promocional destaca-se pelo ponto de venda, onde o
consumidor está mais aberto à compra, principalmente se este for incentivado
ao uso ou experiência do produto ou serviço.
O Marketing Promocional também faz parte de uma estratégia de branding,
uma vez que o incentivo à utilização e a experiência adquirida com o produto
ou serviço, gera no cliente uma percepção positiva sobre a marca em questão.
Desta forma, o principal objetivo do Marketing Promocional é potencializar o
valor da marca, deixando experiências agradáveis nos consumidores que,
seguramente, voltarão a comprar de novo.

Ações de Marketing Promocional

De nada adianta uma forte ação de marketing promocional sem a presença
promotores compartilhados. Esses profissionais podem fazer as vendas da sua
empresa decolar em pouco tempo. Conheça as principais ações realizadas por
eles:

Trade Marketing

O  Trade Marketing é uma forma de marketing focado nos canais de
distribuição . O principal objetivo é aumentar a venda de um produto no
comércio varejista.
A maioria dos produtores industriais praticam ações de Trade Marketing para
aumentarem o giro dos produtos nos centros distribuidores, ampliar o valor da
marca através de experiências positivas dos clientes nos pontos de venda e
terem mais reconhecimento no concorrido mercado.

Principais ações de Trade Marketing

Degustação

O setor de alimentos pratica a degustação todos os dias e a todos os
momentos. Você já deve ter percebido pequenos balcões posicionados
estrategicamente nos corredores dos supermercados com promotores de
vendas distribuindo pequenas amostras de produtos para os clientes.
Essa é uma das técnicas que mais incentivam o cliente a comprar,
principalmente quando se trata de alimentos.

Positivação

Quando se trata de supermercados, qualquer detalhe faz uma enorme
diferença.
A aparência dos produtos é fundamental na decisão de compra e a positivação
no marketing promocional cuida exatamente disso.
Uma organização bem elaborada dos produtos da marca no ponto de venda,
dá muito mais destaque e credibilidade para o cliente e o incentiva à compra,
sem pensar muito.

Oferta de brindes

Depois da famosa degustação, as trocas de brindes são as favoritas do público
no marketing promocional. Afinal de contas, quem não gosta de ganhar
brindes, por mais simples que sejam?
É muito simples: se o cliente compra uma determinada quantidade de produtos,
ele ganha uma lembrancinha da marca. Isso reforça ainda mais o nome da sua
empresa na mente dele.

Merchandising

Essa técnica do marketing promocional cria visualmente um diferencial para
determinado produto no ponto de venda.
Geralmente, o merchandising está associado a outras ações promocionais e é
responsável por atrair a atenção do consumidor no momento da compra.
Lembra daquele ditado que a primeira impressão é a que fica? Todo detalhe é
importante quando o assunto é comprar no marketing promocional.

Marketing de Guerrilha

Trata-se de uma forma alternativa de promover produtos ou serviços. Ela
abusa da criatividade e gera atenção especial das pessoas em locais públicos
de grande rotatividade.
É bastante parecido com o marketing viral, pela sua grande capacidade de
gerar uma enorme repercussão na internet ou nas redes sociais.

Eventos Promocionais

Usar a criatividade em ações promocionais é sempre bem-vindo, porém, o
tradicional ainda é muito eficiente e tem muito espaço na hora de divulgar
produtos e serviços.
Eventos promocionais regulares de abordagem em locais de grande circulação
de pessoas como bares e restaurantes, por exemplo, são ótimas formas de
divulgação por causa da interação com o público.

Conclusão

Vale lembrar que o marketing promocional deve fazer parte de um conjunto de
ações descritas e documentadas em um planejamento de marketing da sua
empresa.
Várias empresas estão interligando as ações promocionais tanto nos
ambientes físicos quanto nos digitais.
É fundamental trabalhar com os diferentes canais de marketing
simultaneamente e da forma mais assertiva possível.
Para que isso de fato ocorra e com o objetivo de potencializar os resultados, é
imprescindível a realizações de ações promocionais de marketing digital.
O cliente é impactado diversas vezes em diferentes meios e de diferentes
formas, aumentando o seu contato com a marca e possibilitando uma maior
aceitação no momento mais importante, que é a decisão de compra.

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