O “sampling”, (palavra emprestada do inglês, utilizada na linguagem de marketing, que significa distribuição de amostras grátis) , é uma ferramenta muito importante para a divulgação dos produtos.
Com certeza, todos nós já tivemos em algum momento a experiência de receber uma amostra grátis de um produto em alguma loja ou evento. Essa estratégia de marketing é muito utilizada na área de cosméticos, bebidas, alimentos, entre outros.
Através da amostra grátis é possível proporcionar a primeira experiência entre o consumidor e o produto que está sendo divulgado, chegando, muitas vezes, a criar um vínculo entre um cliente em potencial e a marca.
TENDÊNCIAS DO SAMPLING NO PDV VIRTUAL
As ações que envolvem a divulgação e valorização de uma marca está sendo agora multiplicada, multifacetada.
Embora seja menos comum o consumidor virtual ter contato com o produto antes de realizar a compra, existem algumas maneiras de alcançá-lo com a técnica do “sampling”.
Sempre é possível, por exemplo, que seja enviado ao cliente, juntamente com uma compra, uma demonstração de outro produto.
Já é sabido que o PDV (ponto de venda) do varejo, que é, foi e será fundamental na oferta de produtos e serviços, ganha novas versões e o sampling , por exemplo, pode ser feito através de e-mails oferecendo amostras do seu produto para quem indicar novos possíveis clientes.
Com isso, as empresas recebem o beneficio do tão sonhado aumento de banco de dados ampliando o seu alcance de público alvo.
Entre as novidades estão as lojas de amostras grátis, ações interativas e que integram o consumidor e o momento que ele está vivendo.
Por isso as lojas virtuais, venda por catálogo físico e/ou virtual, venda porta a porta, também estão aderindo ao sampling como forma de divulgação através de cupons, brindes, concursos, entre outras estratégias.
Uma coisa é certa, o consumidor adora experimentar antes de comprar.
De acordo com pesquisa da NewStyle, 69% dos consumidores homens e 78% das mulheres afirmaram que são influenciados por esse tipo de promoção de um produto.
A Clear Promoções atua com merchandising e promoções há mais 20 anos. Para mais informações, visite nosso site e conheça nossos serviços.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!