Imagine que você está dentro de um supermercado e vê uma moça sorridente e uniformizada fazendo propaganda de vários produtos de marcas diferentes. Esse é promotor compartilhado.

Pode parecer estranho aos olhos de muita gente, mas o promotor compartilhado é um pouco diferente do conhecido promotor de vendas. Esse artigo vai explicar tudo a respeito, além de mostrar algumas funções desse profissional.

O que é um promotor compartilhado?

É a pessoa responsável por aplicar diversas estratégias para satisfazer as necessidades da empresa e do cliente e tornar a experiência de compra muito mais agradável e positiva.

Diferente do promotor de vendas, embora tenha as mesmas funções, que é promover os produtos e serviços de uma marca em um ponto de venda (PDV), o promotor compartilhado atende mais de uma marca e não requer uma contratação exclusiva.

Na verdade, esse profissional pertence a uma agência especializada no assunto e promove diversas marcas de produtos que as lojas tem em comum.

O promotor compartilhado não é exclusivo dessa ou daquela marca específica. Ele é bem mais versátil do que o promotor de vendas e, por isso, está em ascensão no mercado. Conheça algumas funções dele:

Estoque e reposição

O promotor compartilhado tem a responsabilidade de repor os produtos nas prateleiras do PDV. Além disso, ele deve procurar pontos de destaque dentro do estabelecimento comercial para que o produto tenha uma melhor exposição ao consumidor e uma maior conversão de vendas.

Em alguns casos, o promotor compartilhado também faz o controle de estoque das mercadorias do ponto de vendas. Nenhum produto deve faltar nas gôndolas, principalmente nos horários de maior movimento.

Atendimento e dúvidas técnicas

O promotor compartilhado pode chamar a atenção dos clientes fazendo promoções das marcas que ele trabalha e degustações de produtos que tem menor saída ou de lançamentos.

Além disso, é função desse profissional solucionar dúvidas técnicas dos consumidores e promover testes quando perceber que este ainda não está totalmente convencido de que o produto atende suas necessidades.

Vendas

Essa talvez seja a função mais óbvia do promotor compartilhado: vender. Na verdade, o promotor serve de apoio para o vendedor da loja, auxiliando-o em todas as negociações com os clientes.

Por estar totalmente a par das funcionalidades do produto e dos seus benefícios para as pessoas, ele acaba exercendo a função de vendedor, literalmente. Ele precisa convencer que os produtos que ele representa são bons e que vão resolver os problemas dos consumidores.

Dicas de como ser um promotor mais eficiente em seu PDV

Planejamento

Um promotor compartilhado experiente faz todo um planejamento estratégico para todos os PDVs que ele vai visitar no dia. Como são muitos pontos de vendas que são visitados, o planejamento ajuda no desenvolvimento de ações mais efetivas.

Com as ações certas, o promotor não corre o risco de esquecer, por exemplo, de fazer algo que poderia melhorar a promoção de seu produto em determinado PDV naquele dia.

Faça uma lista de tarefas

O promotor compartilhado deve estar precavido com tudo. Ter uma lista de tarefas de tudo o que deve ser feito no PDV pode ajudar bastante no dia a dia.
É uma espécie de checklist que facilita todo o trabalho no ponto de venda.

Dessa forma, antes de sair do ponto de venda, o promotor poderá consultar a lista e verificar se tudo já foi concluído. Como em toda profissão, organização é fundamental para que nada importante seja esquecido, o que pode trazer prejuízos.

Não pare de aprender

O promotor compartilhado tem participação direta nas vendas dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa que trabalha. É ele quem esclarece as dúvidas dos clientes, ensina as melhores práticas para o cliente bater o martelo e esclarece as vantagens do seu produto.

Em outras palavras, o promotor vende o produto para o cliente diretamente, certo? Por isso, ele precisa estar por dentro de tudo a respeito dos produtos que vende. Afinal de contas, quem sabe mais também vende mais!
Para que o PDV venda muito mais é necessário ter boas noções sobre atendimento aos clientes, fidelização da marca, entre outros assuntos importantes que enriqueçam o repertório do promotor compartilhado.

Use a tecnologia a seu favor

Mais uma dica para o promotor compartilhado vender mais no PDV. Usar a tecnologia a seu favor é garantia de processos mais efetivos e uma comunicação mais eficiente.

Com a ajuda de um smartphone, você pode enviar a seu gerente, em tempo real, todas as informações importantes sobre o PDV em que está, as promoções desenvolvidas pelo concorrente, o sucesso de uma campanha ou até a necessidade de fazer uma promoção de alguma marca.

Existem alguns aplicativos específicos para vendas que permitem o promotor fazer isso e que são uma mão na roda quando o assunto é ter mais eficiência no PDV.

Desenvolva a sua comunicação

Um bom promotor deve saber se comunicar com clareza e dinamismo, uma vez que terá que abordar diversos tipos de consumidores, de todas as classes sociais e condições financeiras. Para isso, saber se comunicar de forma precisa e de fácil entendimento é fundamental.

Portanto, o profissional deve sempre melhorar o vocabulário e usar uma linguagem que esteja de acordo com o ambiente e o público consumidor daquele lugar.

Uma boa dica para o promotor compartilhado é treinar um roteiro de apresentação do produto e da marca, evidenciando os benefícios de ambos para os consumidores. Também é recomendado ser simpático e otimista, o que ajuda a atrair e prender a atenção do público-alvo.

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