educar o consumidor no PDV - Clear Promoções

Segundo Wikipédia, o comportamento do consumidor “é o estudo do quando, porquê, como e onde as pessoas decidem comprar ou não um produto. Combina elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social. Tenta compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo.

O PDV pode funcionar como ação educativa ao consumidor?

 Diariamente, vivemos uma experiência de compra, pois todos nós frequentamos supermercados, shoppings centers, feira livre, restaurantes, livrarias, farmácias, etc.

O ponto de venda é uma ponte de comunicação para a marca de um produto e, hoje em dia, ele  não funciona apenas como intermediário no ato de comprar e vender, podendo sim atuar como fator “educativo” no comportamento de compra.

É grande a variedade de produtos e marcas lançadas no mercado e o PDV precisa usar técnicas de merchandising que simplifique o processo de escolha na hora da compra.

Na prática, existem muitas formas de se fazer isso e a Clear Promoções é especialista nessa área.

Um dos exemplos de como educar o consumidor, utilizado pela Clear Promoções, é a Ambientação de Gôndola. Não estamos nos referindo apenas à decoração de um setor da loja. Para funcionar, esse trabalho deve se basear no comportamento de compra do “shopper”, com informações que vão além do incentivo à compra, com orientações de uso, ensinando sobre as ocasiões de consumo, mostrando uma inter-relação com outras categorias de produtos, etc., sem contudo deixar no cliente a impressão de que ele está sendo manipulado.

A forma com que isso é feito, depende entre outros fatores, do investimento disponível pelo PDV.

Outro serviço fornecido pela Clear Promoções para esse propósito que consideramos impactante e efetivo quanto aos resultados, é a capacitação de promotores de merchandising.

O trabalho de um promotor de loja é de abastecimento, mas isso não quer dizer que ele não possa ser aproveitado para promover seus produtos no PDV. Assim, seus custos também são otimizados.

Muitas vezes, nós como consumidores, entramos em uma loja e perguntamos ao promotor onde podemos encontrar determinado produto. Se esse promotor não trabalhou a marca do produto em questão, terá perdido uma boa oportunidade de venda no momento da decisão de compra.

Por isso é muito importante  educar o shopper no PDV. Nesse mundo cada vez mais competitivo, com o varejo digital concorrendo de forma intensa com o varejo tradicional, não se pode dispensar a prestação de um serviço adicional ao consumidor.

Aqui vale também a já conhecida regra de que “investir em educação é investir no futuro, sempre!”

A Clear Promoções atua com merchandising e promoções há mais 20 anos.

Para mais informações entre em contato. Podemos lhe ajudar a educar seu consumidor no PDV aumentando em muito suas vendas.

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