Você sabe o que é planograma e como isso pode te ajudar em sua estratégia de marketing no PDV? Se você possui uma loja que oferta produtos, com toda a certeza isso é um conceito que você não pode deixar de conhecer.
Considerando uma concorrência cada vez mais acirrada, qualquer detalhe é essencial para conseguir ganhar um cliente, não é mesmo? Além da qualidade e custo x benefício que um produto pode oferecer, o marketing tem papel fundamental nisso tudo.
Neste artigo você vai compreender o que é um planograma, como desenvolver um e o que tudo isso tem a ver com técnicas de marketing ou maior conversão de clientes.
O que é planograma e como funciona
O planograma, a grosso modo, é uma estratégia que envolve planejamento espacial e visual do PDV. O objetivo desse planejamento é o aumento das vendas.
Caso você não esteja por dentro da sigla, PDV significa Ponto de Vendas. Nesse sentido, o PDV é um local fixo para armazenar os produtos e expô-los ao público. Então, na prática, são as prateleiras, gôndolas e outras estruturas de armazenamento.
Organizar os produtos de uma forma coerente e estratégica é o que chamamos de planograma e é essencial para uma loja, principalmente quando estamos falando de um mercado.
Aliás, você já notou que os mercados dispõem os produtos de forma muito semelhante de outros estabelecimentos? Isso porque há realmente toda uma lógica e estudo envolvendo essa disposição.
Se você quer vender muito, então não pode simplesmente dispor os seus produtos nas prateleiras sem que haja a menor reflexão sobre isso.
Mesmo que você separe por marcas e por tipos de produtos, o planograma vai muito além disso.
Planograma x marketing do PDV
E o que tudo isso tem a ver com a estratégia de marketing do PDV? Na verdade, há toda uma relação de neuromarketing nisso tudo, pois a depender da forma que organizamos produtos, cores e informações, o nosso cérebro recebe isso de uma forma diferente.
Um planograma bem executado irá chamar a atenção do cliente, até mesmo para produtos que ele não estava buscando comprar.
Além disso, as coisas devem estar organizadas para que o cliente encontre com facilidade aquilo que ele deseja. Essa praticidade chama a atenção e faz com que ele sinta que aquele estabelecimento tem as coisas que ele precisa.
A consequência disso tudo é maior número de vendas. Então, sim, a organização de seus produtos influencia totalmente no faturamento da loja no final do mês.
Dicas para o seu planograma
O planograma pode ser desenvolvido de diferentes formas e é necessário refletir sobre o produto antes de começar a estruturar como eles serão dispostos.
Sempre pensamos, por instinto, que a melhor forma é segmentar por marcas, não é mesmo?
Porém, fazer apenas essa divisão nem sempre é o mais recomendado dentro de um mercado, por exemplo.
Vamos pensar na seção de vinhos. Ela pode ser dividida de diferentes formas, mas dificilmente essa divisão terá a marca como principal pilar. Normalmente é dividido pelo tipo de uva ou pelo país de origem.
Uma ideia é segmentar pelo país, depois o tipo de uva e somente depois organizar pela marca.
Enfim, esse é apenas um exemplo. É muito importante refletir sobre cada produto. O que os clientes buscam à primeira vista daquele produto?
Pense nisso ao desenvolver o seu planograma e veja como um planejamento bem-feito de produtos com foco no marketing do PDV traz bons resultados. E, falando em resultados, se você deseja outros diferenciais, não deixe de conhecer a Clear Promoções.
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