EM UMA OPERAÇÃO

As ferramentas de trade marketing se tornaram praticamente indispensáveis
para a execução de um bom e rentável trabalho dentro de uma empresa.
Esse artigo vai mostrar quais são essas ferramentas e por que todos os
profissionais que trabalham nessa área devem se atentar para elas, em um
mercado cada vez mais exigente e concorrido. Leia até o final e fique por
dentro.

O QUE SABER ANTES DE ESCOLHER FERRAMENTAS DE TRADE
MARKETING?

Quando se fala em ferramentas de trade marketing, é preciso considerar, antes
de mais nada, os 5 Ps. Só depois de conhecer a importância deles é que pode-
se fazer uma análise mais precisa sobre o que terá mais valor para o sucesso
da empresa.
O trade marketing é um departamento que pode fazer toda a diferença no
gerenciamento e nos resultados de uma empresa, independente do ramo de
atuação dela.
Na verdade, existem diversas ferramentas especializadas que tem o objetivo
de auxiliar toda a execução de planos e estratégias de marketing.
Vale ressaltar que, antes de definir quais serão as melhores opções para os
objetivos de seu negócio, é recomendado que toda a estrutura de execução
seja devidamente orientada para os 5 Ps do marketing. Conheça quais são
eles:

• Produto
• Preço
• Posicionamento
• Promoção
• Ponto de venda

Produto

Como a própria palavra diz, é a mercadoria que é comercializada. Ele deve ser
trabalhado com o objetivo de ser um sucesso de vendas da empresa.
Por isso, o produto deve sempre estar adequado às necessidades dos
consumidores em potencial. Tal entendimento por parte da equipe de trade
marketing é fundamental para atingir a execução perfeita.

Preço

Trata-se da precificação dos produtos de forma correta, observando sempre a
região e o tipo de público que o produto é destinado. Dependendo da região do
Brasil, existe uma variação no valor dos impostos cobrados.
Dessa forma, é preciso, em alguns casos, vender o mesmo produto com
preços diferentes. Mas esse é um detalhe delicado e pouco observado nas
estratégias de execução do trade marketing.
Por isso, o conhecimento do perfil do consumidor se faz necessário para a
elaboração de um preço justo e correto. Por exemplo, um produto não pode ser
vendido pelo mesmo preço na cidade de São Paulo e no interior do estado do
Pará.

Posicionamento

Detalhe fundamental quando o assunto é trade marketing e estratégias de
execução. A localização dos produtos no PDV (ponto de venda) deve ser muito
bem trabalhada para facilitar a vida do consumidor.
Quanto mais o próximo o produto estiver do consumidor final, melhor para a
empresa como um todo. Quando uma empresa consegue executar bem o
trabalho de gerenciamento de uma categoria de produtos, todo o negócio sai
ganhando.
Essa é uma ferramenta importantíssima e vem sendo usada para uma
distribuição mais efetiva dos produtos em áreas em que realmente têm
demanda para eles.

Promoção

No trade marketing, a promoção pode ser comparada com um potente
antibiótico: ela deve ser aplicada quando houver necessidade, mas jamais
deve-se fazer o uso todos os meses, pois o efeito não é mais o mesmo.
A promoção é uma ferramenta básica que dá aquele impulsionamento nas
vendas de uma empresa. Ela é uma estratégia bastante usada pela maioria
dos negócios.
Mas a promoção somente deve ser usada em épocas de baixas de vendas e
com o apelo certo ao público. Por exemplo, não existe nenhuma necessidade
de fazer uma promoção no natal ou no dia das mães, pois são épocas em que
as vendas já são altas.

Outras ferramentas essenciais no trade marketing

Existem outras importantes ferramentas da área de marketing que podem ser
pouco ou muito úteis, dependendo da estratégia utilizada no planejamento do
setor. Conheça as principais:

Controle de budget

Essa ferramenta é fundamental para você ter o controle financeiro de todas a
operações. O objetivo é a uma alocação mais eficiente dos recursos
disponíveis.
Vale ressaltar que o que não é controlado, não é medido. Da mesma forma se
não é medido, não se pode gerenciar resultados. A gestão de custos ou
controle de budget deve ser feita com o maior detalhamento possível no trade
marketing.
Não importa como você vai fazer esse controle: se é com planilhas, equipes
terceirizadas ou aplicativos. Apenas não deixe essa tarefa primordial para
depois.

Calendário promocional

Estamos em um mundo cada vez mais moderno e competitivo, em todas áreas.
Se sua empresa organizar um bom calendário promocional, certamente terá
um diferencial perante a concorrência.
Essa é uma poderosa ferramenta de trade marketing que tem o objetivo de
cumprir as metas propostas. Sua empresa pode aliar a utilização dessa
estratégia a um bom plano de ações.

Para que o calendário promocional traga resultados satisfatórios, é importante
contemplar ações coerentes e bem definidas para cada canal de vendas, além
de ter uma boa organização entre a demanda comercial e a execução das
estratégias de marketing.

Gestão da equipe de campo

Acabou a época em que todas as ações de merchandising não tinha um
controle eficiente. Existem ferramentas modernas que permitem fazer isso no
trade marketing.
Uma gestão coerente da equipe de campo permite verificar tudo que está
sendo feito, melhorar as estratégias e obter melhores resultados nas vendas.

As ferramentas de gestão de equipes, se bem utilizadas, podem trazer
resultados surpreendentes em pouco tempo de uso. Aproveite o advento da
tecnologia e invista nessas ferramentas!

Depois de conhecer os 5 Ps, fica bem mais claro a apresentação das
ferramentas básicas de trade marketing que não podem faltar em qualquer
departamento de execução.

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