Por trás de toda estratégia de marketing, há sempre um bom promotor de vendas. Trabalhar como promotor compartilhado requer muita proatividade e expertise, pois este profissional estará trabalhando para duas ou mais empresas distintas. É necessário muita expertise e proatividade.

O promotor é aquele profissional que é responsável por colocar em prática as estratégias que foram definidas anteriormente para o PDV (ponto de venda). O seu trabalho sofre influência direta nos resultados, por conta disso, é muito importante que este profissional siga todas as boas práticas e hábitos do mercado.

O promotor compartilhado é aquele que tem as mesmas funções do promotor de vendas, mas o promotor compartilhado atende mais de uma empresa sem a necessidade de uma contratação exclusiva.

A seguir, algumas dicas para trabalhar como promotor compartilhado.

  • Conhecer o produto

Bons promotores devem conhecer profundamente os produtos ou serviços que estão oferecendo, deve entender qual é o seu diferencial e deixar evidente as vantagens em relação ao produto concorrente. Quando o promotor está por dentro de tudo isso, defende e confia no produto, já é meio caminho andado para uma boa promoção de vendas.

  • Dirimir dúvidas

É muito comum que os consumidores abordem os promotores, com algum tipo de dúvida sobre o produto que está sendo ofertado. Saber responder as dúvidas de forma firme, concisa, com profundidade e propriedade é muito importante quando vai consolidar uma venda. É um dos pontos mais importantes para fechar o negócio com sucesso.

  • Ser proativo

A proatividade pode ser uma coisa muito relativa e abstrata. Mas a proatividade é a capacidade de fazer com que determinadas coisas aconteçam, ou se desenvolvam. Para quem quer trabalhar como promotor compartilhado, tem que saber fazer as coisas acontecerem.

É quase que obrigatório que o bom promotor de venda seja proativo.

  • Ser organizado

A organização é parte fundamental para quem quer trabalhar como promotor compartilhado. Com a falta de organização, você pode perder muito tempo e nesse mercado, tempo é dinheiro.

Não há como executar as atividades da forma exigida, se o profissional não tiver uma boa organização.

  • Ter uma boa comunicação

É fundamental saber se comunicar de forma clara e objetiva, é uma das principais características de quem pretende trabalhar como promotor compartilhado.

A boa comunicação é uma ferramenta muito importante na concretização do negócio.

  • Aprimoramento e atualização pessoal

O bom profissional está sempre em busca de atualizações, por isso quem quer trabalhar como promotor compartilhado tem que estar sempre buscando melhorar suas práticas. Há cursos de desenvolvimento pessoal que é capaz de desenvolver ainda mais a sua personalidade, dando-lhe uma maior capacidade de focar nos objetivos do trabalho.

  • Apresentação

A forma que o promotor se veste, certamente vai depender do local do trabalho. Mas, independente disso, sua vestimenta também é importante na hora das vendas. Deve-se evitar roupas e maquiagens extravagantes. Pois o que deve chamar atenção é o produto a ser vendido.

Conclusão

O bom promotor de vendas, como diz o dito popular, “veste a camisa” da empresa que o contratou. É muito importante que este profissional exponha o produto, informe suas qualidades e aplicações de forma que desperte o desejo do consumidor em adquiri-lo.

Trabalhar como promotor compartilhado exige muita interação, comunicação, expertise e resiliência. Não é uma tarefa fácil, mas depois que pega o jeito da coisa, tudo facilita. E para ter bons resultados, é necessário que continue se aprimorando sempre e procure manter um roteiro de vendas de sucesso.