Se você está querendo melhorar a qualidade das estratégias de merchandising para sua marca, então esse artigo é para você. As marcas e empresas em constante competição precisam criar várias estratégias para que seu produto se destaque em relação ao concorrente. O objetivo de todos é vender mais e melhor e para ser bem sucedido é fundamental conhecer os conceitos e as estratégias do universo do merchandising no PDV.
Para aplicar tais estratégias com sucesso não basta apenas entregar um display no PDV e esperar que as ações aconteçam por si só. É preciso um árduo trabalho de planejamento e cuidadosa execução, mantendo constante foco direto no cliente.

O que é o Merchandising do Ponto de Venda (PDV)

Para que uma venda exista é necessário que o consumidor esteja interessado em comprá-lo e o merchandising é a ferramenta que promove o produto através de estratégias que garantam um destaque positivo no ponto de vendas para que o consumidor seja atraído pela marca.

Quais seriam as melhores práticas de merchandising no PDV?
É fundamental entender primeiramente os hábitos de seu público alvo para então criar as “iscas” mais adequadas que irão “fisgar” o interesse deles.

A escolha do material de merchandising no PDV
Veja algumas sugestões:

Adesivos – elabore um “mapa do tesouro” usando adesivos que podem ser aplicados tanto em balcões, paredes, painéis como também no chão. Há também os adesivos perfurados que podem ser usados para separar espaços permitindo uma visualização de ambos os lados.

Banner promocional – além de estampar o logo da sua marca, ele pode indicar as promoções, localização, objetivos e descontos do produto.

Fita Cross ou Clip Strip – nada mais são do que tiras de PVC ou polipropileno com encaixes para a fixação de produtos, como aqueles com saquinhos de queijo ralado, por exemplo, que normalmente são colocados ao lado da gôndola de macarrão.

Faixas de gôndola – elas permitem a personalização de uma área da gôndola destacando sua marca dentro do PDV.

Móbiles – Permite a inclusão de peças penduradas no teto que atraiam o olhar do público para a sua marca.

Balcão de degustação – uma das formas de merchandising clássica e muito eficiente que atrai seu cliente através da oferta de amostras do produto para degustação. A correta localização desse balcão de degustação faz parte da eficiência de sua aplicação. Ele deve estar sempre ao lado da gôndola onde o produto que está sendo degustado esteja exposto, incentivando sua compra de imediato.
A estratégia desse tipo de merchandising funciona muito bem também fora do ramo alimentício, pois “prende” o cliente dentro do PDV aumentando o tempo de sua
permanência permitindo maior disponibilidade para as compras.

Essas são algumas de nossas dicas. Mas lembre-se de que além do foco final desse engajamento do público, ele deve passar também pelas equipes que farão parte desse processo, pelos funcionários do PDV e pelo time escolhido para a execução da ação dentro do espaço. Eles serão os responsáveis para que o consumidor seja atraído ou repelido, conquistado ou afastado.
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