A garantia da satisfação de clientes em PDVs , envolve basicamente estratégia, e principalmente, o uso de material definido, e está invariavelmente ligada à sua experiência e contato com o produto nas lojas.
Ao se pensar em um PDV, deve-se levar em conta, além da utilidade, e sua funcionalidade, o poder de atrair e influenciar clientes no momento da compra.
Intencionalmente dispostos em pontos extras, a ideia é que, justamente, seja criado o estímulo para consumir os produtos expostos, gerado pela qualidade de experiência.
As especificações e tipos dos materiais são diversas e são inúmeras também as possibilidades oferecidas, fazendo com que os projetos surjam cada vez mais inovadores.
De maneira geral os PDVs podem ser categorizados em permanentes, semi-permanentes, temporários e digitais, e em cada uma dessas categorias, a diversidade é intensa, dando espaço, inclusive aos sustentáveis e reciclados.
A seguir, vamos exemplificar e discorrer sobre tendências e cases de sucesso em PDV:
Ponto natural
São as ambientações por categoria, o que favorece a personalização das gôndolas, e ainda permite o mix de produtos.
Ilhas e Displays de chão
Podem ser de variados tamanhos e formatos e são interessantes pela alta visibilidade dos produtos em pontos extras
As ilhas são comumente dispostas nos corredores próximas aos pontos naturais, e permitem exposição do produto em 360°
Pontos extras
Além do já citado e exemplificado acima display de chão, outro ponto material interessante como estratégia para atrair a atenção e gerar mais vendas são as pontas de gôndolas. Pela sua alta visibilidade e amplo espaço para armazenamento de produtos, são ideais para promover ofertas, e, como o nome já indica, são posicionadas em frente às gôndolas dos pontos naturais.
Displays de Check out
Sem dúvidas, o mais estratégico de todos no impulsionamento de vendas, por estarem sempre posicionados em pontos de parada obrigatória. Atraentes e impactantes, versáteis e de fácil instalação, favorecem as compras por impulso.
Displays aéreos no ponto de venda
Prático para exposição de materiais leves e instalados de maneira suspensa de modo que estejam sempre ao alcance do comprador. Oferecem excelente visibilidade além da otimização do espaço
Displays de balcão no ponto de venda
Também usados para check out ou caixas de pagamento. Ideal para pequenos produtos que aparecem dispostos para exposição em balcões ou mesas de atendimento. Ideal para alavancar promoções e vendas por impulso.
Display gravitacional no ponto de venda
Projetados com mecanismo de queda, que além de fácil acesso e manuseio, ainda proporciona a imediata reposição do produto quando este é retirado pelo cliente.
O material de PDV bem desenvolvido se torna uma poderosa mídia para promoção tanto da marca, como ampliação das vendas. É fundamental na estratégia de marketing, pois é capaz de envolver e influenciar o cliente.




