O que faz o repositor de um supermercado

Peça mais que fundamental para o bom funcionamento de qualquer supermercado, o repositor é o profissional que cuida para que as gôndolas, ilhas e prateleiras estejam sempre em absoluta ordem, organizadas, completas e bem higienizadas.

A julgar apenas por esse parágrafo, já poderíamos responder “SIM” para a pergunta do título dessa matéria. Mas a coisa não para por aí.

Dependendo do estabelecimento onde exerce a sua função, o repositor ainda pode atuar em outros papéis, como, por exemplo, estar atento ao controle da qualidade, seja na questão de segurança dos alimentos, como no que se refere à parte de processos e layout da loja. E tudo acontece por meio de planilhas ou softwares especializados para padronizar os processos e imprimir mais eficiência na operação.

E isso é de vital relevância, porque um controle de qualidade eficaz vai muito além de um bom serviço oferecido aos clientes, um bom controle de qualidade pode construir uma boa imagem e reputação para a sua loja, e o consequente reconhecimento da mesma, ou seja, a fidelidade de seus clientes.

Até aqui, já pudemos perceber que o repositor de supermercado é um profissional da maior importância, só pela quantidade de responsabilidades que lhes são atribuídas, além das que já conhecíamos.

É, ainda, função deste profissional, toda atenção  com os prazos de validade,fazendo fluir a rotatividade ideal das mercadorias, aplicando uma técnica que tem por objetivo  não perder o produto diante das datas de validade, e dessa maneira perdas desnecessárias são evitadas. Trata-se de um conceito muito comum na rotina dos repositores: PEPS ( Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai).

O Perfil ideal do repositor

Já sabemos da importância deste profissional, mas qual o perfil desejável para ocupar esta função?
Algumas características são indispensáveis para desempenhar a sua função com excelência. Estar sempre atento aos prazos de validade, reportar informações importantes com rapidez para todos os envolvidos no processo e, ainda identificar os limites da sua área e apontar as oportunidades de melhoria, gerando um fluxo de desenvolvimento contínuo da operação.

São qualidades desejáveis num repositor: capacidade de organização,  atenção, foco e concentração, trabalho em equipe, e, principalmente, higiene,certamente estão entre elas. Afinal, este profissional estará lidando, entre outras coisas, com gêneros alimentícios.

Mas o que fazer para que estes profissionais não se sintam sobrecarregados?
É recomendável que fiquem, a princípio, responsáveis por dois ou três setores. Assim, com o passar do tempo ganham agilidade nos processos dos produtos que estão sob a sua responsabilidade.

Existem dois caminhos para o repositor ideal: o primeiro é contratar um profissional que já tenha toda essa expertise, ou, capacitar algum funcionário que já demonstre potencial para desempenhar essas demandas com excelência.

Assim, com base em todas essas informações, chegamos à conclusão que o repositor de supermercado é um profissional indispensável e da maior importância para o sucesso das vendas de determinados produtos, bem como para o crescimento sustentável de um supermercado.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *