Você sabe o que é um projeto de trade marketing? Se você está em busca de melhorar o desempenho das suas vendas e deseja ver a sua empresa com boa visibilidade, então essa estratégia pode ajudar.
Hoje em dia há infinitas formas de conseguir melhorar a performance de seu negócio. Na maioria das vezes elas se complementam, então, quanto mais você conhecê-las, mais completa e assertiva será sua estratégia.
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o trade marketing e como ele pode ajudar o seu negócio.
O que é um projeto de trade marketing
Definir projeto de trade marketing acaba sendo mais complexo do que parece, pois é um tema bem amplo e pode seguir para diferentes direções.
Porém, podemos dizer que Trade Marketing é uma estratégia B2B, ou seja, de empresa para empresa, cujo objetivo é aproximar o fabricante do consumidor. Para isso, o meio dessa aproximação são os distribuidores.
O resultado esperado dessa estratégia é aumentar o número de vendas de determinado produto, mas vai além disso, o produto precisa ser desejado no Ponto de Venda (PDV).
A marca e o produto precisam oferecer uma experiência única ao cliente para que tudo isso ocorra de forma efetiva.
A seguir você confere 5 coisas que não podem faltar no seu projeto de trade marketing.
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Gestão de produtos
A gestão de produtos é o primeiro ponto que vamos abordar aqui. Ter a presença e a visibilidade desejada é crucial, mas para que isso seja possível é preciso TER o produto. Ou seja, é preciso controlar o estoque.
De nada adianta uma ótima exposição da marca se não há suprimento suficiente para fazer o mercado girar. Então, uma das bases do projeto de trade marketing é justamente garantir que não falta nenhum produto.
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Comunicação
Outro ponto fundamental para fazer o seu projeto funcionar é a comunicação do gestor com a equipe de vendas.
É imprescindível que haja informações sobre os clientes, saída dos produtores, estoque e todos esses detalhes.
Por isso, ter um canal adequado para viabilizar essa comunicação quase em tempo real é importantíssimo.
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Gestão dos canais de distribuição
Seu projeto de trade marketing deve ter total controle da gestão dos canais de distribuição. Saber onde será o Pondo de Venda não é o suficiente, sendo necessário que toda uma equipe seja treinada para que tudo ocorra como o planejado.
Lembrando que os canais de distribuição têm tanto interesse nas vendas quanto você, pois eles também estão ganhando com isso.
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Relação com fornecedores
Quanto mais amigável, transparente e confiável for a relação com os fornecedores, melhor.
Normalmente essas relações são frágeis e isso pode acabar frustrando todo o projeto. Por isso, tente fidelizar o seu fornecedor até o ponto que seja interessante para ambos.
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Uso de aplicativo e softwares
O projeto de trade marketing não é simples, sendo necessário que tudo esteja funcionando da melhor maneira possível.
Os pilares para que isso aconteça devem se comunicar de forma fluida e clara. Todas as informações devem ser cruzadas com as tomadas de ação e sabemos que gerir tudo isso de forma adequada não é tão fácil assim.
É por isso que contar com a ajuda de soluções digitais focadas nesse tipo de processo pode ser uma ótima solução.
Aplicativos e softwares conseguem promover o melhor gerenciamento de todos os passos, além de facilitar a comunicação.
O projeto de trade marketing só trará os resultados almejados se ele for, de fato, desenvolvido de forma adequada – e toda a equipe deve estar preparada para isso!
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