Você sabe o que é um projeto de trade marketing? Se você está em busca de melhorar o desempenho das suas vendas e deseja ver a sua empresa com boa visibilidade, então essa estratégia pode ajudar.

Hoje em dia há infinitas formas de conseguir melhorar a performance de seu negócio. Na maioria das vezes elas se complementam, então, quanto mais você conhecê-las, mais completa e assertiva será sua estratégia.

Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o trade marketing e como ele pode ajudar o seu negócio. 

O que é um projeto de trade marketing

Definir projeto de trade marketing acaba sendo mais complexo do que parece, pois é um tema bem amplo e pode seguir para diferentes direções. 

Porém, podemos dizer que Trade Marketing é uma estratégia B2B, ou seja, de empresa para empresa, cujo objetivo é aproximar o fabricante do consumidor. Para isso, o meio dessa aproximação são os distribuidores. 

O resultado esperado dessa estratégia é aumentar o número de vendas de determinado produto, mas vai além disso, o produto precisa ser desejado no Ponto de Venda (PDV). 

A marca e o produto precisam oferecer uma experiência única ao cliente para que tudo isso ocorra de forma efetiva. 

A seguir você confere 5 coisas que não podem faltar no seu projeto de trade marketing.

  1. Gestão de produtos 

A gestão de produtos é o primeiro ponto que vamos abordar aqui. Ter a presença e a visibilidade desejada é crucial, mas para que isso seja possível é preciso TER o produto. Ou seja, é preciso controlar o estoque. 

De nada adianta uma ótima exposição da marca se não há suprimento suficiente para fazer o mercado girar. Então, uma das bases do projeto de trade marketing é justamente garantir que não falta nenhum produto. 

  1. Comunicação 

Outro ponto fundamental para fazer o seu projeto funcionar é a comunicação do gestor com a equipe de vendas. 

É imprescindível que haja informações sobre os clientes, saída dos produtores, estoque e todos esses detalhes. 

Por isso, ter um canal adequado para viabilizar essa comunicação quase em tempo real é importantíssimo. 

  1. Gestão dos canais de distribuição

Seu projeto de trade marketing deve ter total controle da gestão dos canais de distribuição. Saber onde será o Pondo de Venda não é o suficiente, sendo necessário que toda uma equipe seja treinada para que tudo ocorra como o planejado. 

Lembrando que os canais de distribuição têm tanto interesse nas vendas quanto você, pois eles também estão ganhando com isso. 

  1. Relação com fornecedores

Quanto mais amigável, transparente e confiável for a relação com os fornecedores, melhor.

Normalmente essas relações são frágeis e isso pode acabar frustrando todo o projeto. Por isso, tente fidelizar o seu fornecedor até o ponto que seja interessante para ambos. 

  1. Uso de aplicativo e softwares 

O projeto de trade marketing não é simples, sendo necessário que tudo esteja funcionando da melhor maneira possível.

Os pilares para que isso aconteça devem se comunicar de forma fluida e clara. Todas as informações devem ser cruzadas com as tomadas de ação e sabemos que gerir tudo isso de forma adequada não é tão fácil assim.

É por isso que contar com a ajuda de soluções digitais focadas nesse tipo de processo pode ser uma ótima solução. 

Aplicativos e softwares conseguem promover o melhor gerenciamento de todos os passos, além de facilitar a comunicação.

O projeto de trade marketing só trará os resultados almejados se ele for, de fato, desenvolvido de forma adequada – e toda a equipe deve estar preparada para isso! 

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