O fim de ano chegou e os fabricantes e comerciantes almejam vender mais, principalmente no Natal, que historicamente é a data mais forte do comércio no país. Diante deste cenário, a comunicação de quem oferece o melhor benefício para quem compra, dando ao cliente uma melhor experiência em seu consumo, é extremamente importante.

PDV mais atraente: menos pode ser mais

É aí que entra a questão do PDV mais atraente. Estudos já mostraram que por dia o consumidor é submetido a cinco mil mensagens/estímulos de marketing. Isso ocasionou ao cliente uma baixa capacidade de reter atenção.

Menos opções, portanto, vão favorecer o processo de escolha do consumidor e deixá-lo mais seguro de que fez a decisão correta. Com base nessa afirmação, podemos citar um estudo que a Columbia University, de Nova York, fez com relação à experiência de venda e satisfação do cliente.

Aos consumidores, foram expostos 30 tipos de geleias em que eles precisavam opinar sobre o seu nível de satisfação, além, claro, saber quais eles comprariam. O resultado com relação ao nível de satisfação foi baixo, assim como a quantidade de itens adquiridos, que foi inferior a 10.

Posteriormente, ao invés de 30 tipos de geleias, somente cinco foram expostos. Nesse cenário, o nível de satisfação foi alto e a quantidade de itens adquiridos foi praticamente igual ao anterior.

Conclui-se, então, que a exposição dos produtos é muito importante. Não adianta ter uma quantidade significativa exposta dentro do seu ponto de venda se a satisfação e a quantidade de itens vendidos não forem satisfatórias. Estude comportamento e revise seu mix de produtos.

O economista americano Herbert Simon descreveu que vivemos atualmente na chamada “economia de atenção”, afirmando que a riqueza de informação cria pobreza de atenção. Muita informação disponível dispersa a atenção do consumidor.

Trabalhe o Visual Merchandising

Trabalhar o Visual Merchandising pode deixar o seu PDV mais atraente. Ele deixará o seu comércio mais chamativo tanto para clientes de fora, quanto para os que já estão no interior da sua loja. Atente-se à música, às embalagens, à sinalização, ao layout e às vestimentas dos funcionários. Tudo isso é refletido nas vendas.

O empresário indiano de renome R. Srinivasan publicou em seu livro “Case Studies in Marketing – The Indian Context” que o merchandising influi diretamente nas vendas, exatamente dois terços do total.

Um estudo do POPAI Brasil (Point of Purchase Advertising Institute afirmou que os brasileiros gastam 12% acima do que haviam previsto no PDV, sendo que cerca de 85% tomam suas decisões de compra na hora em que estão no ponto de venda.

Dicas para vender mais e potencializar os seus resultados

Não se atente somente ao seu merchandising. Fique de olho na concorrência para melhorar os seus resultados. Confira algumas dicas:

  • Ações sensoriais: com ela você atinge todos os sentidos do consumidor. Trabalhe a questão das cores e imagens para o sentido da visão. Com o tato, deixe os produtos ao alcance do cliente. A fragrância da sua loja potencializa o olfato. O paladar é estimulado com degustação. E a audição com uma música ambiente que remeta ao que você vende;
  • Cross-merchandising: é utilizada para produtos que não estão na programação de compras do cliente. Lembre-o de alguns itens que a sua loja vende. Use estímulos e técnicas de associação;
  • Regra de três: na organização de nichos, opte por trabalhar com conjuntos de três peças;
  • PDV como mídia: trabalhe com display e utilize fontes grandes e atraentes.

Com todas essas dicas, deixe o seu PDV mais atraente e garanta mais vendas no final do ano.

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