2020 foi um ano de mudanças. Muitas empresas precisaram se reinventar para continuarem funcionando durante o isolamento social, por conta disso, o e-commerce foi um dos setores de maior crescimento.

Em 2021, por mais que muitas empresas tenham retomado suas atividades de forma presencial, nada indica o término das vendas online, e sim, um crescimento ainda maior.

Confira a seguir algumas dicas sobre como aproveitar as oportunidades que esse crescimento proporciona e saia na frente ao inovar em seu negócio.

1- Integração das lojas

No início da Pandemia do COVID-19, foram estabelecidas regras de segurança e distanciamento social em todo o país. Por conta disso, as vendas online passaram a ser a melhor opção para o consumidor, o que foi um desafio para muitas empresas. Em 2021 a marca precisa integrar as lojas, os sistemas e os vendedores, para atender melhor as necessidades dos consumidores.

2- Trabalho Remoto

O trabalho à distância foi um dos temas de maior preocupação para os gestores em 2020, porém, muitas empresas constataram que o trabalho remoto pode ser igualmente produtivo. A tendência para 2021 é surgir mais empregos nessa modalidade. A redução de custos com espaço físico e do tempo de deslocamento dos funcionários são exemplos de pontos positivos do trabalho remoto.

3- Transformação de lojas físicas em pontos de distribuição

Lojas transformadas em centros de distribuição para atender a demanda online deve ser a nova tendência para 2021. Isso imprime maior velocidade na distribuição, assim como maior espaço para estoque nas lojas físicas.

Porém esse modelo muda a operação dos varejistas, que precisarão treinar seus funcionários para se adaptarem às mudanças além de analisar como elas podem afetar o seu fluxo de caixa, uma vez que envolve custos adicionais.

4- A expansão do QR Code

Países como a China e o Japão já utilizavam amplamente o QR Code nos Pontos de Venda (PDV) antes da pandemia.
A tendência no Brasil e em outros países é esse uso crescer, seja para efetuar pagamentos ou no autoatendimento, pois dessa forma minimiza os riscos de contaminação.

5- Melhor experiência Omnichannel

Apesar das transformações digitais das empresas, as lojas físicas não irão acabar. Contudo os pontos de venda (PDV) sofrerão mudanças, ele se tornará um ponto de serviço, apoio à venda, de entrega, de informação e de prova. Resumindo, irá passar a ser um local que oferece uma melhor experiência ao consumidor.

A tecnologia possibilita a compra de qualquer lugar e em qualquer hora, porém ainda é no PDV que o consumidor decide a compra. Portanto, continue investindo no seu PDV, agora de forma a permitir que os clientes entrem e encontrem facilmente o que precisam, garantindo a praticidade e a segurança.

Ao implementar estas tendências não se esqueça do básico: conheça seu público-alvo, realize pesquisas, estude a jornada de compra do seu cliente e invista na experiência do consumidor. Dessa forma você conseguirá apostar em inovações-chave para transformar o seu ponto de venda, integrando as lojas online e física e se adaptar às novas demandas.

A Clear Promoções é uma empresa de promoção e merchandising, que atua neste segmento desde 1997 e possui larga experiência em ações promocionais ligadas a pontos de venda, eventos, feiras e ações temporárias em locais diferenciados, como shows, casas noturnas e universidades.

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