Sobe em Agosto a confiança do Empresário Varejista

Nesse mês de agosto, o ICEC registrou alta de 2,9%  com índice de 87,5 pontos contra 85,1 em julho. Essa é a maior pontuação desde março de 2015, depois de 9 meses de queda.

Se comparado com agosto do ano passado, quando o ICEC registrava 73,9 pontos, o índice aponta uma alta de 18,5%. Com isso, o indicador já acumula quatro altas mensais consecutivas, mas ainda continua abaixo dos 100 pontos, o que denota o pessimismo dos empresários com relação ao nível de atividade em geral da economia. Esse pessimismo se reflete na queda das vendas do varejo, entretanto, houve uma melhora das expectativas decorrente da formação de uma nova equipe econômica e do anúncio de medidas para enfrentar a crise.

Segundo a tabela da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, O ICEC (Índice de confiança dos empresários do comércio), apurado mensalmente, varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

As grandes empresas mostram menor recuperação por conta de sua natural resistência em acreditar no governo. Já o pequeno empresário tem que acreditar na melhora do cenário da economia por falta de outra estratégia de sobrevivência, que acaba se confundindo com a manutenção da família, de forma geral.

Esse resultado positivo é o primeiro desde outubro do ano passado, mas de acordo com o CNC, não indica uma tendência de retomada no nível de confiança. Representa sim a melhoria nas expectativas para os próximos meses, pois pode estar associada ao menor nível de inflação dos últimos meses.

Embora esteja abaixo dos 100 pontos, o que segundo a Fecomercio SP não representa um índice ideal de otimismo, esse pequeno indicador positivo sinaliza um bom momento para se investir mais no merchandising no PDV. A Clear Promoções sabe tudo do que você precisa para sua marca ganhar a confiança do consumidor e aumentar suas vendas. Consulte nossos serviços.

Imagem: Portal Varejo

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *