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Qual a importância do brinde para a promoção da marca/produto?

O brinde é uma estratégia de marketing para fidelizar clientes. Uma ação promocional apresenta o conceito de sua marca ao público e por isso precisa ter características diferenciadas. Esse brinde precisa ser surpreendente e ter a cara da sua marca para que a estratégia seja efetiva.

Ao ganhar um brinde, o cliente tem um sentimento positivo de atenção e afeto por parte de quem está ofertando o presente. Ele se sente especial para sua empresa e o brinde, mais que uma forma de agradecimento, conseguirá a fidelização desse cliente.

Estudos mostram que 88% das pessoas que recebem um brinde se lembram com mais facilidade da marca que as presenteou. A estratégia de ofertar brindes, quando planejada corretamente, gera preferência, experimentação, recompra e lembrança, além de proporcionar satisfação para o consumidor.

Para que sua escolha de brindes atinja seus objetivos de marketing, é preciso estar atento a alguns detalhes:

Personalize seus brindes

Para que o objetivo da campanha seja atingido, seu brinde precisa ter uma característica que o defina claramente como um produto ofertado exclusivamente pela sua empresa. Por isso personalizar seu brinde, ou seja, fazer com que ele mostre a identidade de sua marca com um logotipo ou imagem é tão importante quanto escolher o brinde ideal para sua campanha de marketing. Estabeleça um vínculo entre sua marca e o brinde para que, além de útil para quem o receber, o brinde tenha relação com sua marca e produto.

Defina seu objetivo principal

O brinde deve ser um meio de direcionar o cliente ao seu objetivo. Que resultado você espera obter com a entrega do brinde, divulgar um lançamento de produto ou reforçar a imagem/lembrança de sua marca?

Conheça seu público alvo

Para conseguir um brinde relevante e significativo, é necessário entender a motivação do seu alvo. Faça uma pesquisa perguntando diretamente aos seus clientes. Saiba quais são suas preferências, perfil social e principais necessidades. A partir daí, invista em brindes que se relacionem aos hábitos de consumo e aos fatores emocionais.

Defina hora e lugar

A ocasião para entrega do brinde precisa ser adequada à sua estratégia. O melhor dia, horário e local deve ser quando o brinde será útil. Se for um calendário, por exemplo, ou uma agenda, é preciso que o brinde chegue antes de se iniciar o ano correspondente.

Invista em qualidade

Ao escolher o brinde, priorize a qualidade do produto, pois ele ficará associado à reputação da sua marca. Escolha um design de qualidade que leve a marca da sua empresa.

Surpreenda

É preciso que o brinde faça sentido sem ser óbvio. Encante e fuja do tradicional. Você pode presentear com brindes úteis para o trabalho ou para a vida pessoal. Seja criativo, pois qualidade com criatividade é a chave do sucesso na hora de inovar.
Veja algumas sugestões de brindes:

É importante que sua escolha esteja alinhada ao seu objetivo. O brinde é um ótimo aliado da estratégia de comunicação de qualquer empresa.

Para o trabalho – régua, crachá, risque-rabisque, canetas, agenda, bloco de anotações, etc.
Informática – mouse pad, caixa de som, fone de ouvido, pen drive, power bank (carregador portátil), etc.
Viagem – porta documentos, adaptador de tomada, nécessaire, marcador de página, etc.
Utilidades – kit ferramentas, espelho, canivete, chaveiro, etc.

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