Promotor Compartilhado • Seu papel no PDV

Com o mercado cada vez mais competitivo é preciso usar estratégias para aumentar o alcance dos produtos e assim alcançar uma parte maior do mercado. Além de ofertar um bom produto, é necessário investir em ações promocionais que garantam maior visibilidade à marca.

Pensando nisso, as marcas têm investido cada vez mais em estratégias de marketing a fim de entrarem agressivamente na disputa por mercado. A atenção acaba se concentrando no ponto de venda, o lugar onde acontece toda a mágica da saída dos produtos e consequente conversão em lucros.

Uma maneira de conseguir êxito no PDV é com a contração de profissionais especializados que vista a camisa da marca, e a represente no ponto de venda de maneira significativa. E o profissional responsável por representar uma marca é o promotor de vendas.

O promotor é um profissional fundamental no PDV, é dele a responsabilidade de implementar todas as estratégias do trade marketing no ponto de venda. Esse profissional é responsável por representar uma marca e visitar diversos pontos de venda implantando ações promocionais, realizando estudos do mercado, analisando preço dos concorrentes, negociando espaço para os produtos no PDV, tirando dúvidas do consumidor e ajudando os gerentes a aumentar a rotatividade dos produtos.

Resumidamente podemos dizer que o promotor de vendas é a pessoa responsável por representar uma marca no ponto de venda, garantindo maior saída dos produtos e assim aumentando os lucros. Isso só é conseguido graças ao estudo do mercado, e traçando as melhores estratégias para atingir seu público-alvo.

O que é um promotor compartilhado?

O promotor compartilhado é o profissional que representa mais de uma marca em um mesmo ponto de venda. Ou seja, ele terá todas as atribuições de um promotor de vendas, porém irá desempenhar essas funções para mais de uma marca. Esse tipo de profissional não requer contratação exclusiva, e cada vez mais marcas se tornam adeptas a esse tipo de contratação.
Isso pode ser explicado devido aos benefícios para o contratante que esse tipo de profissional traz, algumas delas são a facilidade de contratação, já que a marca contrata a empresa responsável que terceirizará os promotores. A vantagem de contratar uma empresa especializada em promotores compartilhados é a garantia de profissionais que conhecem bem suas atribuições, além de terem treinamento e conhecimento avançado de merchandising. Outro ponto positivo desse tipo de contratação é o custo mais baixo para o contratante.

Quais as funções de um promotor compartilhado?

O promotor de vendas desempenhará as mesmas funções que um promotor de vendas, como por exemplo, abastecimento de gôndolas, ações de degustação, suporte nas vendas, entre outros. Confira a seguir as principais atribuições de um promotor compartilhado:

Abastecimento de gôndolas

O promotor de vendas compartilhado é o profissional responsável por fazer o abastecimento dos produtos das marcas que representa nas gôndolas no PDV. Além disso, também é atribuição dele estudar o melhor local para o produto, e negociará locais de destaque dentro do ponto de venda. Tudo isso com o objetivo de chamar mais atenção do consumidor para o produto, aumentando assim o seu desejo de compra.

Evitar rupturas

Além de fazer o abastecimento nas gôndolas, também é função do promotor acompanhar o abastecimento do estoque, evitando assim que aconteça rupturas e o produto falte no PDV.

Suporte nas vendas

O promotor também será capaz de prestar apoio ao gerente tirando dúvidas dos consumidores a respeito do produto e criando promoções como uma forma de estratégia para aumentar a saída dos produtos e o lucro.

Estudo do mercado e concorrentes

Uma das atribuições dos promotores e que é muito importante é o estudo do mercado, e o constante acompanhamento do preço ofertado pelos concorrentes. Esse profissional será responsável por reportar à indústria todas as informações obtidas, e junto a equipe de marketing, colocar em prática no PDV as ações que deverão ser tomadas com base nesses estudos.

Realizar ações promocionais

Com certeza uma das atribuições dos promotores é a realização de ações promocionais, as mais conhecidas são as ações de degustações de produtos ou de brindes grátis. Esses profissionais também são responsáveis por planejar, organizar e executar essas ações no ponto de venda, deixando assim o produto mais conhecido diante do consumidor.

 

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