O quê os promotores têm a ver com o comportamento do consumidor?

Comportamento do consumidor é o estudo que visa entender a reação das pessoas e quais são suas necessidades, desejos e motivações diante de produtos. É a busca pela compreensão de como ocorre o processo de decisão de compra. Como se realiza, quando e por que.

São as atividades que os indivíduos ocupam-se quando obtêm, consomem e dispõem de produtos/serviços. Como o conceito apresentado por Schiffman & Kanuk (2000) é como um indivíduo decide gastar seu tempo, esforço e dinheiro em um item relacionado a consumo, englobando o que compram, onde compram, com que freqüência e onde realizam a compra.

O trabalho do promotor compartilhado é manter os produtos em situação visual privilegiada no PDV

O trabalho do Promotor compartilhado nos supermercados assemelha-se a indução do processo de compra. Ao dispor os produtos de forma organizada e clara nas gôndolas, o promotor está transmitindo a idéia de organização. Produtos alinhados e com o rótulo bem à mostra transmite a noção de poder e aumenta a demanda pelo consumo.

O Comportamento do Consumidor é um estudo extremamente complexo. Baseia-se no fato de que o ser humano, não só é exposto a muitas informações que podem influenciar suas decisões de compra, cada pessoa reage de forma diferente das outras mesmo que receba as mesmas influências. Nós possuímos diferentes experiências, interpretamos e reagimos a elas criando uma própria visão analítica.

A Neurociência no Comportamento do consumo

A neurociência é uma nova ferramenta de análise, propõe esclarecer o consumo através do estudo de reações neurológicas, quando exposto a certos estímulos externos (Lindstrom, 2009).

A Neurociência é capaz de revelar quais os pensamentos, sentimentos e desejos em nosso inconsciente, que move nossas decisões de compra. A ferramenta, mostra-se relevante para nós, os profissionais da área. Quando sabemos que o comportamento do consumo é inconsciente em 90% das situações, podemos aplicar técnicas de posicionamento adequadas a despertar o interesse do consumidor e influenciar no aumento do consumo do produto de cada empresa que atendemos, posto que mais de 70% das decisões de compra ocorrem no PDV.

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