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O que esperar do Merchandising no PDV?

O merchandising é um conjunto de ações que são realizadas no PDV, são estratégias do marketing para que um produto se destaque e tenha boa aceitação no ponto de vendas. É função do merchandising analisar e estudar o mercado, obter informações como: o melhor local do produto no PDV, a faixa de preço para que este produto se torne atraente para o consumidor, e a apresentação desse produto de forma que o mesmo desperte o interesse do consumidor em adquiri-lo, entre outros.

Basicamente, ao escolher aplicar a técnica de merchandising no ponto de vendas, a marca procura deixar o seu produto mais atraente ao consumidor e despertar seu desejo. Ao conseguir êxito nesse quesito, ela consegue aumentar a rotatividade de produtos, e é claro, também aumentar o número de vendas.
É por isso que essa estratégia se torna tão importante e essencial de ser aplicada no ponto de venda. Afinal, com a competitividade do mercado, a sua marca deve usar das melhores estratégias para conseguir sucesso na hora das vendas.

O merchandising se baseia em cinco conceitos centrais:

O produto: é o foco das ações de merchandising. Todas as ações e planejamentos são voltados para a relação do shopper com ele.
O lugar: aqui é onde são analisados os melhores locais para as ações no PDV;
O momento: nessa parte do estudo são analisados as oportunidades de promoções sazonais, por exemplo: em épocas frias os produtos como chocolate e vinho possuem maior aceitação, assim como em épocas mais quentes, produtos gelados como sorvetes possuem maior saída;
A quantidade: muito importante no PDV, essa análise é feita para que não aja a falta de produtos em estoque, ou o excesso de produtos sem rotatividade.
E o preço: com certeza, esse é o ponto central da estratégia, é importante que o preço seja atrativo para seu público-alvo e se encaixe com o poder aquisitivo deles.

Vamos agora conhecer um pouco mais sobre a importância do merchandising do ponto de venda, e o que podemos esperar de ações que utilizem o merchandising no PDV.

A importância do merchandising na comunicação visual

O processo de fidelização do cliente começa com a comunicação visual. É através da experiência visual que você conseguirá fortalecer sua marca, garantindo que seu público-alvo o conheça, e lembre das qualidades oferecidas por sua marca.
Daí a importância de ter o produto em locais estratégicos dentro do PDV, e a importância de ações que chamem a atenção a esse produto em meio a tantos outros que estão disponíveis nos pontos de vendas.

Principais responsabilidade do merchandising no PDV: O estudo e planejamento das ações

O merchandising é essencial em um ponto de venda, pois é através dele que são feitos estudos e análises baseados nas preferências e necessidades dos clientes, a fim de criar as melhores estratégias para alavancar a aceitação de um produto.
Todos sabemos que são muitos lugares em que se pode colocar um produto para a venda no PDV, alguns exemplos são: gôndolas, ilhas, balcões, vitrines, entre outros. Saber qual é o melhor lugar de exposição desse produto, é função do merchandising.

Mas para que o local seja escolhido, é necessário que haja um alinhamento entre a identidade visual da empresa, o local para a exposição dos produtos, e os itens decorativos que ficarão próximos. É importante que o foco da estratégia adotada seja a identificação do consumidor com o item, adotando estratégias que agreguem valor.
Para conseguir êxito e atingir o seu objetivo – a conversão de produtos em lucro – é importante que estratégias do merchandising sejam adotadas pelos promotores de vendas no PDV, a seguir você confere um pouco mais sobre as principais.

Promoções

Sem dúvidas essa é uma das estratégias mais conhecidas no marketing, afinal, qualquer consumidor adora uma promoção! Pensar em ações que sejam atrativas com relação ao custo-benefício da marca é a melhor maneira de atrair atenção e aumentar o desejo do seu público-alvo de adquirir seu produto.
Para isso muitas ações podem ser feitas como: distribuição de cupons de desconto, promoções no estilo “Leve 2 e pague 1”, entre outras. Aqui é hora de usar a criatividade, e inovar. Mas é importante que nesse processo também seja analisado o local em que o produto promocional ficará, é essencial que ele fique em um local de destaque e que alcance com facilidade o campo de visão do shopper.

Amostra Grátis

Esse tipo de ação sempre traz bons resultados, pois desperta a curiosidade do cliente, levando-o a adquirir a amostra grátis. Fazendo com que assim, ele conheça seu produto e desperte o desejo de comprá-lo numa próxima oportunidade.

Balcão de degustação

Essa estratégia é parecida com a de amostra grátis, porém aqui o consumidor geralmente consome o produto no próprio PDV, o que é muito interessante, pois aumenta as chances do mesmo adquiri-lo enquanto ainda se encontra no ponto de venda.

Essas são algumas das estratégias mais conhecidas, e que são realizadas e planejadas através do merchandising. Porém, também é importante ter em mente, que o processo acaba sendo mais complexo, afinal esse planejamento é baseado em diversos outros fatores como: estudo de mercado, análise de público-alvo, características físicas do ponto de venda, entre outras.
O principal benefício que o merchandising traz é a conversão do produto em lucro, essa é a melhor maneira de comprovar que essa estratégia de marketing é essencial no PDV, e que deve ser adotada em qualquer ponto de venda.

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