Clear Promoções

As datas sazonais são sempre ótimas oportunidades de aumento nos lucros, tanto para o comércio físico como para os virtuais.  São datas propícias para lançamentos de produtos, ações promocionais e degustações para alavancar as vendas.

Essas ações de comunicação no PDV influencia o consumidor a comprar produtos diretamente ligados à sazonalidade.

A mídia tradicional pode até despertar o desejo de compra, mas a decisão acontece mesmo no ponto de venda, quando o cliente entra em contato com o produto. Na maioria das vezes, mesmo que ele não tiver a intenção de consumo, poderá ser influenciado pelas ações da empresa, gerando a compra por impulso.

O que é sazonalidade no comércio?

Sazonalidade é uma situação que se repete anualmente em algumas épocas específicas. Nos negócios, o termo é usado diretamente ligado às vendas, determinando os meses em que se vende mais ou em que se vende menos.

São exemplos de sazonalidade no comércio:

  • Volta às aulas

  • Verão

  • Carnaval

  • Dia das mães

  • Dia dos pais

  • Dia dos namorados

  • Páscoa

Vale lembrar que a sazonalidade é relativa, variando de acordo com o ramo do seu negócio.

Como uma empresa pode aproveitar ao máximo as vantagens da sazonalidade?

Saber fazer o investimento em propagandas e ações no ponto de venda é importante para o sucesso nas vendas num período sazonal.

Algumas empresas conseguem um resultado significativamente positivo em relação ao seu resultado anual durante esses períodos, como por exemplo, chocolates na páscoa, protetor solar no verão, brinquedos no dia das crianças, etc.

É importante que haja um planejamento com a devida antecedência levando-se em consideração algumas variáveis de ativação dos pontos de vendas, como visibilidade dos produtos, materiais de pontos de venda, abastecimento e reposição de estoques, demonstradoras fazendo abordagens, etc.

É cada vez mais comum que o varejo se antecipe na preparação e venda de produtos sazonais ou em datas comemorativas.

A Páscoa se aproxima e já é possível identificar que as lojas no varejo estão abastecidas e decoradas para essa data.

O momento da execução após o planejamento é sempre um grande desafio, pois o jogo é ganho no PDV.

Para que o momento sazonal seja aproveitado com eficiência, é necessário comprometimento das partes envolvidas e um bom treinamento para se evitar falhas com consequente perda de vendas.

Além dos produtos diretamente ligados ao período sazonal, é preciso lembrar-se de uma série de outras categorias e produtos ligados ao item ou itens principais, como por exemplo, acessórios para produção caseira de ovos de chocolate, na Páscoa.

Para se diferenciar da concorrência e atrair o seu consumidor no PDV é preciso trazer inovação, fugindo do lugar comum.

A Clear Promoções pode ajudar sua empresa a promover ações efetivas para aumentar suas vendas, quer seja driblando os efeitos negativos da sazonalidade ou se beneficiando dos mesmos dependendo do seu ramo de negócios.

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