O que é merchandising e quais os tipos utilizados

Na publicidade, merchandising é uma técnica de promoção de um produto que pode resultar no aumento do lucro e garantir diferenciação de mercado.

A função dessa estratégia é evidenciar a qualidade do produto correto, no tempo correto e com exposição exata, valorizando-o através de uma representação mental positiva que estimula a compra do serviço ou produto.

A criatividade aqui como em todas as áreas da publicidade é fator essencial.

Podemos dividir o merchandising em dois grandes grupos: merchandising dentro e fora do ponto de venda, sem nos esquecer do merchandising eletrônico, que utiliza a tecnologia para divulgar um determinado produto.

Abaixo listamos os principais tipos de merchandising:

Merchandising visual ou de sedução

Utiliza fenômenos visuais para chamar a atenção a uma determinada mercadoria, criando ambientes atraentes e apelativos. Isso explica porque os corredores dos supermercados, as lojas dos shoppings e as vitrines são sempre bem iluminadas e coloridas. Muitas vezes até o cheiro de uma loja pode identificá-la, assim como um estilo de música que é sempre tocado em determinado estabelecimento. Tudo isso é merchandising.

Merchandising editorial

Também conhecido como Product placement, o merchandising editorial caracteriza-se pela exibição de produtos em produções televisivas como filmes, novelas ou outros programas. Geralmente é feito de forma sutil para que o espectador (possível cliente) se familiarize com o produto de uma maneira menos brusca.

Merchandising no ponto de venda

Aqui o objetivo é a comunicação mercadológica de determinado produto para que ele seja notado pelo consumidor. Esse tipo de merchandising é feito por meio de exposição promocional, usando gôndolas, prateleiras e outros dispositivos.

Merchandising fora do ponto de venda

São ações de comunicação que utilizam materiais promocionais, reforçando a imagem de uma marca para fazer com que o cliente se lembre dela.

Merchandising de organização

Técnicas de escolha do melhor local para se evidenciar um produto, colocando os mais rentáveis em lugares estratégicos.

A Clear Promoções utiliza com maestria todas essas técnicas e muitas outras para ajudá-lo a promover seu produto. Conheça nossos serviços aqui.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *