O que é Marketing Sensorial

Marketing Sensorial é a forma usada para impactar o consumidor no PDV através da exploração dos cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar.

Veja como o marketing sensorial pode ser o segredo para aumentar suas vendas

Visão

É o sentido mais solicitado pelo marketing. Uma combinação eficiente entre imagens, cores e formas é condição fundamental para retenção de atenção do cliente.

A iluminação, decoração e disposição da mobília, contribuem para estimular a experiência visual. As cores também desempenham grande influência na percepção e sentimento em relação à marca. Cores vibrantes como o vermelho, laranja e amarelo, por exemplo, despertam o entusiasmo, a vitalidade e paixão. Já as cores bege e azul, sugerem tranquilidade, conforto e serenidade.

Olfato

O olfato cria memórias de longo prazo. Desperta desejos e traz lembranças. Por isso é um fator relevante na hora da compra. O olfato gera um reconhecimento agradável e somatiza a experiência dos outros quatro sentidos.

Um exemplo da aplicação bem sucedida do olfato na promoção de vendas é o da Dunkin’ Donuts. Ela instalou aromatizadores nos ônibus em Seul, na Coreia do Sul. Toda vez que a rádio interna do ônibus tocava seu anúncio, um dispensador automático soltava o aroma do café. Como resultado, as vendas aumentaram em 29%!

Audição

O som exerce um impacto direto no humor das pessoas dando o tom de comando “irracional” para compra.  Dependendo do contexto da marca, o uso de trilhas sonoras embala o momento da compra. As lojas de vestuário, por exemplo, usam trilhas sonoras animadas e eletrônicas nas lojas de público jovem e músicas mais calmas e relaxantes nas lojas mais elegantes e formais.

Tato

O marketing pelo tato permite tocar o que os olhos desejam e o nariz autoriza.

Para um consumidor exigente, é impossível escolher sem tocar, apalpar, sentar, pisar ou deitar.

Atualmente algumas empresas estão apostando também em experiências tátil virtual usando tecnologias digitais no PDV. Através de mesas touch screen com telas interativas e provadores digitais o consumidor consegue ter essa experiência do tato.

Paladar

“Ao gosto do freguês” é um quesito antigo no PDV, adotado há milhares de anos por vários segmentos.

Experimentar comidas e bebidas gostosas estimulam não só o bom humor como deixa o cliente mais receptivo aos outros estímulos sensoriais.

A fome é uma das principais causas do mau humor. Os clientes quase sempre saem de uma loja atrás de comida. Por isso, mesmo que uma empresa não seja do ramo alimentício, investir na degustação através de serviços básicos, como oferecer água, cafezinhos, biscoitos, chás, balinhas e chocolates personalizados aumenta o tempo de permanência do cliente na sua loja. Além disso, oferecer coquetéis com comes e bebes para promover novidades na loja é um bom recurso de marketing sensorial através da degustação.

A Clear Promoções pode ajudá-lo na criação de um marketing sensorial efetivo. Consulte nossos serviços.

 

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