A publicidade maciça desperta o desejo de consumo mas as decisões de compra ocorrem mesmo no ponto de venda. O marketing promocional potencializa o consumo, a aderência das marcas e a fidelização de clientes.

Existe um conceito que atravessa tanto as crises quanto os tempos fartos, o merchandising no ponto de venda.

O merchandising de produtos, especialmente no varejo como supermercados, grandes lojas de departamentos e eventos são um dos recursos mais complexos e mais certeiros do marketing promocional: oferecer ao consumidor uma experiência diferenciada de contato com uma marca ou produto.

As degustações, abordagens e demonstrações no ponto de venda visam explorar os cinco sentidos do cliente, influenciar e induzir o comportamento de compra do consumidor no instante em que se depara com o produto. Visa ainda promover a fidelização, o que promove a compra recorrente.

Outra técnica de merchandising consiste no melhor aproveitamento da exposição do produto nas gôndolas. Neste ponto a abordagem é menos pessoal, ficando a cargo dos repositores a melhor disposição possível do produto nas prateleiras, criando impacto visual de organização, o que captura a atenção das pessoas mais cinestésicas. A tarefa é manter os produtos abastecidos e bem expostos no PDV.

A Clear Promoções é uma das empresas que prestam serviços de promoção de produtos no ponto de venda. Segundo o Gerente Comercial Renato Ferreira da Silva, ?Mesmo com todo aparato publicitário dos fabricantes, 81% das decisões de compra ocorrem no ponto de venda, daí vem a grande importância do merchandising dos produtos nas lojas?.

Das técnicas que têm tido grande apelo junto aos fabricantes destacam-se os promotores compartilhados, que consiste em manter promotores em campo trabalhando para diversas marcas simultaneamente e o monitoramento mobile das ações que consiste no uso de softwares para coleta de dados em tempo real, o que permite apoio à decisão melhorado e otimização das ações.

Saiu na mídia: Mundo do Marketing

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