Merchandising fora do PDV • o que é?

O merchandising é um conjunto de técnicas usadas no marketing para aumentar a rotatividade de um produto trazendo mais lucro para a marca. É função do merchandising demonstrar as qualidades da mercadoria, qual o melhor local para divulgação, quando lançar promoções, entre outros.
Um dos objetivos dessa técnica é demonstrar todas as informações do produto deixando-o mais atraente para o consumidor. Para isso são realizados diversas estratégias baseadas em estudos que definam o perfil do público-alvo, e suas necessidades. E então através dessas estratégias, alavancar as vendas.
Muitas vezes nos deparamos com corredores de supermercados coloridos, bem destacados e iluminados, e isso não é em vão. Todas as estratégias desde a escolha de cores chamativas, a posição de uma mercadoria na gôndola, o cheiro de determinado estabelecimento, tudo isso são fatores que são pensados e planejados no merchandising.
O merchandising é uma das técnicas de marketing mais essenciais no ponto de venda, afinal é a partir das estratégias utilizadas dele que conseguimos aumentar o número de vendas dos produtos, aumentando a rotatividade e consequentemente o lucro.

O Merchandising fora do PDV

Muitas vezes podemos achar que pelas estratégias usadas o merchandising se resume apenas ao PDV, o que é um engano. Existem técnicas do merchandising que podem ser usadas especialmente para fora do ponto de venda.
É importante sempre lembrar qual o principal objetivo do merchandising: deixar o produto atraente ao consumidor, aumentando o desejo de adquiri-lo. Baseado nesse objetivo, são muitas as ações que podem ser feitas para chamar a atenção do consumidor para o produto. Por isso que o merchandising também pode ser utilizado fora do PDV, mas é preciso ter consciência de que cada local escolhido para adotar a prática do merchandising seja adequado. Ou seja, é necessário ser feito um estudo minucioso das técnicas que serão adotadas, afinal, o que se encaixa para o PDV pode não se adequar para outros locais.
Sabemos que hoje em dia são inúmeros os meios de comunicação adotados, por isso é importante que o marketing acompanhe essa evolução para que consiga estar presente nos mais variados canais. Filmes, novelas, anúncios na internet, todos esses são locais onde o merchandising pode ser aplicado para aumentar a visibilidade de um produto.
Mas é importante saber que no merchandising fora do ponto de venda, o foco mudará um pouco. Isso pode ser explicado pois as ações promocionais são realizadas com o objetivo de fortalecer a imagem institucional da marca, ou seja, o foco aqui não é a venda do produto em si, mas sim demonstrar o uso do produto no dia a dia. Trazendo mais credibilidade e confiança na mercadoria.

Merchandising Editorial

Esse tipo de merchandising é o utilizado em meios como novelas, filmes, seriados, programas, entre outros. Como já foi dito, aqui o foco não é a venda do produto em si, mas sim criar uma relação do cliente com o produto, familiarizando para que seja conquistado seu interesse e confiança pouco a pouco.
Por isso nesses canais de comunicação o produto costuma surgir inserido no dia a dia das pessoas, em sua rotina normal. Por exemplo, um refrigerante que aparece presente na mesa do almoço ou jantar. Um tênis que é mostrado para momentos de corridas, um óculos para sair de casa, entre outros.

Stands de venda

Outro tipo de ação do merchandising presente fora do ponto de venda são os stands de venda, eles costumam estar presentes em eventos relacionados com o produto em questão. É uma forma de marcar presença e divulgar o produto. Normalmente são realizados nesses stands ações de degustação ou amostra grátis.

Amostra grátis de produtos em locais especializados

Muitas vezes ganhamos brindes de produtos em locais especializados, como por exemplo, fio dental distribuídos por dentistas, pomadas ou cremes dados como amostra grátis pelos dermatologistas, entre outros.
Isso são estratégias de merchandising fora do PDV, que permitem que o público-alvo conheça seu produto fora do PDV, instigando o desejo de adquirir o produto.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram um canal de divulgação essencial para as marcas. Isso pode ser explicado devido ao grande acesso que esses canais possuem. O Instagram deixou de ser apenas um meio para postar sua vida pessoal, e se tornou um negócio atraente e lucrativo.
Encontrar perfis que possuam bom engajamento pode alavancar suas vendas de forma muito positiva, esse tipo de marketing é muito parecido com o que é usado em filmes e novelas. Pois é preciso inserir o produto no dia a dia da pessoa que irá fazer a divulgação, para que apareça de forma natural e diária na rotina da pessoa.

Essas são algumas das técnicas do merchandising que podem ser aplicadas fora do PDV. Atualmente as empresas têm adotado cada vez mais ações fora do PDV para aumentar a experiência do consumidor com o produto da marca.

Os meios de comunicação são uma maneira muito interessante de ganhar a simpatia e interesse do público-alvo, porém quando usada em excesso pode gerar o efeito contrário. Por isso é essencial uma análise das táticas e locais que serão usados.

Entre em contato com a Clear Promoções e planeje suas ações de merchandising!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *