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Marketing Sensorial: Como utilizá-lo nos Pontos de Venda

O mundo do varejo é como um jogo de sedução, você precisa utilizar todo o seu charme para conquistar o cliente. O marketing sensorial brinca com os 5 sentidos –olfato, tato, paladar, visão e audição. O que se torna uma experiência única para o cliente, pois ele apela à subjetividade dele, à emoção, desejo e impulsividade.

O Marketing Sensorial ensina a utilizar estímulos positivos para alavancar a sua marca, com estratégias simples e inteligentes.

• Olfato

Esse é um dos estímulos mais importantes para ganhar (ou perder) ou cliente. Uma estratégia comumente utilizada, por exemplo, em padarias, é ter sempre um pão quentinho saindo do forno. Deu água na boca?
Ou quando você sempre passa por uma mesma loja que possui um cheiro específico, isso acaba criando uma associação no seu cérebro e você sempre se lembrará daquela marca.

• Tato

Uma palavra: Conforto. Ela é a chave para fisgar um cliente através do tato. Afinal, quem não gosta de entrar em uma loja onde normalmente há uma espera para ser atendido, por exemplo uma Farmácia, e encontrar um lugar confortável para sentar-se?
Uma reforma simples nos estofados de uma loja, adição de um tapete confortável, em uma loja de roupas, por exemplo, já fazem toda a diferença.

• Paladar

O sabor de um produto é sempre um fator decisivo para o cliente. Ele pode ser estimulado através de amostras nos PDVs e causa uma impressão positiva nos clientes e elevar o humor de uma pessoa indisposta, pois, afinal, quem não gosta de um brinde?

• Visão

O fator visual também é um dos estímulos mais importantes, pois, se o produto ou a loja não tiverem um bom visual muitas vezes o cliente nem irá se aproximar. Portanto, ele é o estímulo mais explorado nos pontos de venda, através de vitrines bem organizadas ou chamativas.
Utilizar também a Psicologia das Cores pode ser um fator decisivo para conquistar o cliente.

• Audição

Colocar uma música agradável no ambiente, ao invés de deixar uma rádio tocando músicas aleatórias, é importante. Investir na criação de uma playlist, com músicas que combinem com o estilo da sua loja ou produto, pode criar uma conexão com o cliente.

O Marketing sensorial pode ser aplicado de diversas formas, o objetivo central dessa estratégia é construir uma experiência única no ponto de venda para atrair o cliente e fazer com que ele permaneça o maior tempo possível, influenciar na sua decisão de compra e o levar a querer voltar outras vezes.

Nós da Clear Promoções somos uma empresa de promoção e merchandising, que atua neste segmento desde 1997 e possui larga experiência em ações promocionais ligadas a pontos de venda, eventos, feiras e ações temporárias em locais diferenciados, como shows, casas noturnas e universidades.
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