LIVE MARKETING: DEGUSTAÇÃO, DEMONSTRAÇÃO E AÇÃO PROMOCIONAL

Live Marketing: degustação, demonstração e ação promocional

Provavelmente você já deve ter escutado por aí a palavra live marketing, certo?
Se ainda não escutou, saiba que ela é considerada uma das ações mais
importantes no complexo mundo do marketing.

Podemos dizer que live marketing é uma ação de marketing feita “ao vivo”. Ela
interage com o público em geral, proporcionando diálogo entre marcas e
pessoas, além de promover o engajamento. Trata-se de uma compreensão
completa e diferenciada de serviços, produtos e branding em uma única
experiência.

O live marketing é composto por 3 ações: degustação, demonstração e ação
promocional. Esse artigo vai tratar exatamente disso e ainda abordar a
importância do promotor compartilhado nessas ações, para que sua empresa
venda ainda mais.

Promotor compartilhado

É o profissional responsável por aplicar diversas estratégias para satisfazer as
necessidades da empresa e do cliente e tornar a experiência de compra muito
mais agradável e positiva.

Diferente do promotor de vendas, embora tenha as mesmas funções, que é
promover os produtos e serviços de uma marca em um ponto de venda, o
promotor compartilhado atende mais de uma marca e não requer uma
contratação exclusiva.

Esse profissional pertence a uma agência especializada no assunto e promove
diversas marcas de produtos que as lojas tem em comum.O promotor
compartilhado não é exclusivo dessa ou daquela marca específica.

Conheça um pouco mais sobre as 3 ações do live marketing que são de
responsabilidade desse profissional.

Degustação

Entender a fundo o que os clientes buscam é fundamental para estabelecer
ações efetivas que farão com que o público-alvo da sua empresa opte pelo seu
produto e não pelo do concorrente.

Uma dessas estratégias é a degustação. Ela tem forte impacto no consumidor,
além de ser uma prática que pode aumentar em até 20% as vendas. Um
promotor compartilhado bem treinado pode fazer o cliente fechar negócio em
poucos minutos de conversa.

Ao experimentar determinado produto e gostar dele, o cliente é impulsionado a
levá-lo para casa. Se você está querendo comprar um perfume, por exemplo,
sentir o cheiro dele é a principal condição para você bater o martelo, certo?

Dessa forma, não fica difícil perceber que experimentar tem grande influência
na decisão de compra. Não importa o que seja: alimentos, bebidas, aparelhos
eletrônicos, roupas, cosméticos, dentre outros. Tudo pode ser experimentado
antes de comprar.

Demonstração

Essa é outra ação do live marketing que merece destaque. Você
provavelmente já deve ter ficado interessado em saber como determinado
aparelho ou aquela nova loção tonalizante para os cabelos funciona, certo?

É perfeitamente natural esse tipo de curiosidade e, ao mesmo tempo, é
extremamente importante para a área de marketing. Demonstrar para o cliente
como seu produto funciona detalhadamente e quais são as suas vantagens é
uma das funções do promotor compartilhado.

Dependendo da experiência com o produto, esse profissional pode convencer o
cliente a comprá-lo somente demonstrando o funcionamento dele e com
poucas palavras.

A demonstração dos produtos quando é bem feita, sempre gera resultados
positivos para a empresa. Por isso, a necessidade de se ter promotores
compartilhados experientes é fundamental nesse processo.

Ação promocional

Dentro do live marketing, a ação promocional tem que ser bem pensada para
não trazer prejuízos para quem está vendendo. É claro que a maioria dos
clientes sempre adoram promoções, mas tudo deve ser bem analisado.

Uma das maneiras mais fáceis e rápidas de se aumentar as vendas são as
famosas promoções, que também são conhecidas como queima de estoque.

Mas uma ação promocional assertiva vai muito além de simplesmente baixar
os preços do produtos. Tudo deve ser levado em conta: o dia do mês que é
feito a promoção, o dia da semana, a época do ano e até o local devem ser
levados em conta.

De nada adianta uma ação promocional realizada no final do mês, onde a
maioria das pessoas ainda não recebeu o salário. Por exemplo, se sua loja fica
em um shopping, o ideal é que a promoção seja feita nos fins de semana, pois
são dias de maior movimento de pessoas.

Se sua empresa faz uma ação promocional em épocas como natal, dia dos
namorados, Black Friday ou dia das mães, certamente ela vai amargar algum
prejuízo, pois são épocas em que as vendas naturalmente são melhores. Não
faz sentido uma ação promocional nessas datas.

Conclusão

Você deve ter percebido a necessidade de se ter promotores compartilhados
experientes para ajudar sua empresa a vender cada vez mais no live
marketing.
Além de ficar muito mais barato para seu negócio, esse profissional tem a
experiência necessária para fazer com que o cliente compre seu produto sem
pensar 2 vezes.
As 3 ações, quando são bem executadas, trazem lucros concretos para
qualquer empresa, independentemente do tipo de produto que está sendo
oferecido. Contrate uma agência especializada de confiança e faça suas
vendas aumentarem exponencialmente!

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