Com a quantidade de termos e significados existentes no mundo do marketing, muitas dúvidas podem surgir sobre o real significado de cada palavra nesse meio. Uma das principais dúvidas, principalmente para quem não é familiarizado com esse ambiente, é a diferença entre três termos: Merchandising, Marketing e Propaganda.
Afinal, não é tudo a mesma coisa? Ambos não possuem a função de divulgar um produto? Entender a diferença entre esses termos é essencial para quem trabalha na área de marketing, e também para quem procura aumentar as vendas de seu produto.
Conhecendo cada um deles você será capaz de compreender as melhores técnicas para serem usadas no PDV de acordo com a necessidade do momento. A seguir você vai conferir as principais diferenças entre esses termos, e aprender mais sobre quando usar cada uma dessas estratégias do marketing para alavancar as vendas de uma marca e aumentar a captação de potenciais clientes.

Merchandising

O merchandising é um conjunto de técnicas que são realizadas no PDV. A principal finalidade dessa técnica é demonstrar todas as informações do produto no ponto de venda, fazendo com que assim, o consumidor conheça-o mais através das informações que foram apresentadas. E então através dessas estratégias, alavancar as vendas.
Essa estratégia é muito utilizada para aumentar a rotatividade de produtos no ponto de venda, assim, além é claro de aumentar o número de vendas – o que é um dos principais objetivos – essa técnica também contribui para que mercadorias não fiquem paradas no estoque, evitando assim que corram o risco de estragarem ou gerarem algum outro tipo de prejuízo para a marca.
Resumidamente, podemos dizer que o Merchandising é uma estratégia que busca atrair clientes para o PDV através de ações que procuram apresentar um determinado produto, deixando-o assim mais atraente para o cliente, fazendo com que o mesmo tome a decisão de adquirir determinada mercadoria.
Mas para realizar esse tipo de estratégias é importante um estudo que possa identificar as necessidades, preferências e desejos dos clientes. Só assim você estará investindo em uma estratégia de sucesso. Um exemplo desse tipo de ação é a degustação de produtos nos pontos de venda.

Marketing

O Marketing é um processo mais extenso e completo de estratégias que podem ser usados para alavancar o número de vendas no PDV. Ele envolve diversas etapas como estratégias de produção, logística, comercialização, e pós-venda de mercadorias.
Essas estratégias são utilizadas com a finalidade de agregar valor aos produtos perante a um público alvo. O Marketing é muito mais do que apenas uma estratégia para aumentar a rotatividade de produtos, nele as ações são feitas a partir do estudo das necessidades e anseios dos clientes.
A principal função do marketing é fazer com que a marca fique conhecida, para isso são realizadas diversas ações fora do ponto de venda também. Tudo isso, afim de trazer mais clientes para a marca e assim fideliza lós.
Ou seja, como você já deve ter percebido, aqui nessa estratégia o foco principal não é exatamente a venda de produtos em si, mas sim agregar valor à marca que está utilizando dessa estratégia.

Propaganda

A propaganda é uma das estratégias de divulgação de um produto mais conhecidas pela população. Ela está presente no intervalo de novelas, em cenas de filmes, antes de vídeos na internet, e em diversos outros canais.
Mais afinal, será que você sabe realmente o significado desse termo? A propaganda nada mais é do que a técnica utilizada para fazer a propagação de um produto, ou seja, torna-lo mais conhecido e desejado.
A propaganda é um espaço que você paga para que haja a divulgação da sua marca fora do ponto de venda.E para que essa técnica consiga alcançar seu objetivo, é preciso que seja realizado um estudo preliminar do mercado através da equipe de marketing, para que suas ações consigam causar empatia e emoções nas pessoas.
Assim, consequentemente a propaganda irá atingir o seu objetivo final que é propagar e despertar a vontade do consumidor em conhecer e até mesmo adquirir determinado produto ou serviço.
Resumidamente podemos dizer que o Merchandising é a técnica empregada no ponto de venda para que haja rotação de produtos, aumentando as vendas e evitando que mercadorias fiquem paradas no estoque. Marketing é o tipo de estratégia utilizada para agregar valor a uma marca, e Propaganda é a técnica utilizada para divulgar um produto fora do PDV.

Agora que você conheceu as principais características de cada tipo de estratégia é importante que você saiba onde, como e qual o melhor momento de aplica-las para que você consiga alcançar o seu objetivo final.
Lembre-se que independente da estratégia que você tenha escolhido, todas necessitam que haja um estudo preliminar para entender o que o seu público alvo procura, assim, atendendo suas necessidades, você conseguirá também atender os seus objetivos e a finalidade inicial de cada tipo de técnica.

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