Entender a diferença entre um promotor de vendas e um repositor é fundamental dentro do processo de trade marketing. Saber exatamente o papel dessas duas funções pode ajudar na potencialização das tarefas, principalmente na atuação do promotor de vendas no PDV. - Clear Promoções

Diferença entre Repositor e Promotor de vendas

Entender a diferença entre um promotor de vendas e um repositor é fundamental dentro do processo de trade marketing. Saber exatamente o papel dessas duas funções pode ajudar na potencialização das tarefas, principalmente na atuação do promotor de vendas no PDV.
Apesar de muitas duvidas surgirem sobre a diferença entre esses cargos, podemos garantir que existem muitas distinções entre eles. A seguir você confere os principais pontos que distinguem essas duas funções e compreenderá a importância de cada uma delas.

AS FUNÇÕES DESEMPENHADAS POR UM PROMOTOR DE VENDAS

O promotor de vendas possui algumas atribuições de suma importância para a indústria, que comercializa seus produtos em um PDV. Veja bem, o promotor de vendas não é um profissional contratado pelo PDV, ele apenas trabalha diretamente no estabelecimento, porém presta conta somente a marca que o contratou.
Ou seja, o promotor de vendas é responsável apenas pelas ações dedicadas à marca que o contratou, não tendo nenhuma responsabilidade sobre outras marcas comercializadas no PDV. As indústrias contratam esse profissional visando aumentar suas vendas e estar em contato direto com o consumidor, sabendo suas necessidades e o que esperam da marca.
Um promotor de vendas pode visitar vários PDV ao longo do dia, conforme a necessidade da empresa, não tendo obrigação de cumprir jornada de trabalho fixa em um único ponto de venda.

Por que contratar um promotor de vendas para a minha marca?
Esse profissional pode fazer total diferença no seu trade marketing, já que ele é responsável por aprimorar a performance de vendas da compainha que representa. Ele consegue obter esse resultado atuando diretamente nos pontos de vendas, promovendo ações promocionais, estudando o melhor posicionamento dos produtos nas gôndolas, criando ações de degustações, sanando dúvidas técnicas do consumidor sobre os produtos, além de dar suporte aos vendedores do estabelecimento.

Como você pode observar, o promotor de vendas é o principal meio de contato das indústrias com o consumidor final. Esses profissionais também são responsáveis por elaborar relatórios de preços dos concorrentes, elaboração de plano de merchandising da empresa, além também de acompanhar o estoque dos produtos no PDV.

Podemos apontar alguns pontos que descrevem de maneira breve e sucinta as principais funções de um promotor de vendas:
• Elo do PDV com a indústria;
• Suporte técnico da marca diretamente no ponto de venda;
• Realização e suporte de vendas em ações promocionais;
• Acompanhamento do estoque dos produtos da marca no PDV;
• Auditoria e elaboração de relatórios sobre vendas, pontos de melhoria, e resultados de ações promocionais;

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM REPOSITOR

O repositor desempenha uma função bem diferente do promotor de vendas. A diferença inicial começa pelo contratante, enquanto o promotor é contratado da marca, o repositor é contratado pelo PDV, e possui jornada de trabalho fixa no local do estabelecimento.
Sua principal função é cuidar do estoque dos produtos da loja, sendo responsável pelo controle de entrada e saída de mercadorias, além é claro da reposição dos produtos nos armários. O repositor não zela por uma única marca como o promotor de vendas, ele deve zelar pela organização dos produtos nas gôndolas, e pelo estoque das mercadorias de todas as marcas que o PDV trabalha.
Resumidamente podemos dizer que o repositor é o profissional responsável por manter a ordem e organização do PDV, repondo mercadorias e as organizando nas gôndolas, colocando preços nas mercadorias, entre outros. Ele não possui nenhum envolvimento com ações promocionais de marcas. O repositor zela pelo bom funcionamento geral do ponto de venda.

A IMPORTÂNCIA DE CADA FUNÇÃO DE ACORDO COM O CONTRATANTE

Com funções bem definidas e diferentes entre si, esses dois profissionais são de suma importância para contratantes distintos. Explicando melhor, o promotor de vendas desempenha um papel essencial para alavancar as vendas da marca no PDV, e é um profissional que não pode faltar no trade marketing de uma indústria.
Já o repositor é um profissional essencial no PDV, já que este é responsável pelo abastecimento dos produtos nas gôndolas e acompanhamento geral do estoque do ponto de venda, não deixando assim que as vendas caiam ou sofram consequências negativas devido à falta de produtos em estoque.
Portanto, podemos dizer que ambos os profissionais são essências no processo de trade marketing, porém, cada um atende à necessidade de cada ponto do processo, sendo um a alguma marca especifica e o outro atendendo diretamente a necessidade do PDV.
Quando esses profissionais conhecem bem as suas funções, e as desempenha com maestria, o contratante só tem a ganhar, já que acontece uma otimização de processos e economia de tempo.

POR QUE É NECESSÁRIO HAVER TREINAMENTO DOS PROMOTORES DE VENDAS?

Muitas vezes os profissionais que ocupam esse cargo não desempenham todas as atividades as quais esse posto assume. Em algumas situações mais críticas, os próprios promotores de vendas não conhecem a fundo todo o serviço que um promotor de venda é responsável por desenvolver.

Isso acaba gerando prejuízo para a marca que está contratando esse tipo de profissional. O treinamento desses funcionários ajuda na otimização do tempo, já que com funções bem definidas, é possível montar um plano de ação que consiga atender a diversos pontos de vendas em um mesmo dia. Atendendo assim uma maior quantidade de estabelecimentos no fim do mês, e aumentando consideravelmente a receita de vendas da marca.

Outro ponto importante do treinamento dos promotores é o suporte técnico desses profissionais ao PDV. É essencial que estes profissionais tenham um conhecimento amplo sobre a marca, como as características e vantagens desses produtos em comparação com os concorrentes. Isso garante maior confiabilidade perante os consumidores e consequente aumento das vendas.

Por mais que ambos profissionais tenham funções bem distintas, é importante que o promotor de vendas não se torne apenas um repositor contratado por uma marca especifica, afinal, essa função já é de responsabilidade dos repositores contratados pelo PDV.
Com uma missão tão importante no PDV, os promotores de vendas precisam ter conhecimento da sua responsabilidade e da necessidade da sua atuação, para alavancar as vendas da empresa à que prestam contas.

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