Dicas de como aplicar o visual merchandising no PDV

Dicas de como aplicar o visual merchandising no PDV

Atualmente com a grande competitividade do mercado, é preciso recorrer à estratégias cada vez mais eficientes para driblar as dificuldades em atrair a atenção do cliente.

Hoje vamos falar sobre uma delas: o visual merchandising no PDV.

O que é visual merchandising no PDV?

Trazendo o conceito para a prática, visual merchandising é saber expor e apresentar os produtos de modo estratégico para estimular o consumidor a comprar algo podia nem nem estar em seus planos no momento.

De acordo com pesquisa do SEBRAE, a visão é o sentido mais usado no momento da decisão da compra.

Como aplicar visual merchandising no PDV?

Veja abaixo algumas dicas fundamentais para que essa estratégia seja bem sucedida.

1. Público alvo

Nesse momento é preciso pensar como seu consumidor sem cometer um erro comum de achar que o gosto individual dele seja igual ao seu.

É imprescindível conhecer o perfil de seus consumidores. Alguns preferem as promoções, outros levam em consideração a forma de pagamento e há os buscam por novidades.

Baseado nisso, monte sua vitrine escolhendo itens que atraiam a atenção dos seus clientes, mesmo que não sejam os mais lucrativo. O importante é que sua vitrine faça com que seus clientes queiram entrar na loja.

2. Iluminação do PDV

Nossos olhos são automaticamente atraídos para a fonte de luz. Não é à toa que se investe tanto em letreiros luminosos, que funcionam, inclusive, durante o dia.

Mas a luz deve estar direcionada para os produtos que você quer destacar. Assim, você ressalta o que é importante sem agredir ou ofuscar a visão de quem passa.

3. Quantidade adequada de produtos em exposição

Existem 2 formas de como fazer merchandising no PDV :
1 – Colocar vários itens de uma só vez
A quantidade de produtos pode dar ao cliente a impressão de que há uma grande variedade de opções à venda e que os preços possam ser mais atrativos. Mas é preciso se lembrar que vitrine não é estoque. Coloque apenas item de cada produto sem deixá-los amontoados.

2 – Escolher somente alguns poucos itens
Essa opção passará a mensagem de que sua loja oferece itens de melhor qualidade e que, talvez, o preço seja mais adequado para clientes mais exigentes.

Na dúvida, repense sobre a dica número 1.

4. Limpeza e a organização

Produtos limpos e uma organização bem-feita traz um ar de maior cuidado com o seu negócio.
Por isso, de tempos em tempos, confira se os itens estão no lugar certo, se a decoração está bem fixada e se os vidros estão limpos. Certifique-se de que nada prejudique a sua imagem.

5. Faça mudanças

É preciso ter uma frequente rotina de mudanças no seu merchandising para captar a atenção de quem passa pela sua porta todos os dias. Uma imagem sem alterações frequentes tende a fazer parte da paisagem tornando-se algo comum e ninguém mais vai prestar atenção.

Mude a decoração, altere a iluminação dos produtos e troque-os de lugar, coloque alguns cartazes e terá uma vitrine renovada mesmo com os mesmos produtos.

6. Preste atenção ao centro das gôndolas

Além de sermos atraídos pela luz, gostamos também, em geral, de ambientes mais organizados.

Quando pensamos em como fazer merchandising no PDV, qualquer coisa que esteja aparentemente fora do lugar vai incomodar seu cliente de alguma forma.

O centro da imagem é outro detalhe que também rouba a nossa atenção, principalmente se estiver bem iluminado.
Por isso, ao montar a sua gôndola ou vitrine, separe um espaço para aquilo que você mais quer divulgar e coloque-o na região central.

Merchadising no PDV

Com essas dicas de como fazer merchandising no PDV, o seu negócio terá muito mais chances de atrair seu público e de converter vendas.

A Clear Promoções têm profissionais qualificados para ajudá-los a melhorar o visual merchandising de seu estabelecimento. Acesse o site e conheça os serviços oferecidos pela Clear, inclusive promotores compartilhados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *