Conheça os erros frequentes de merchandising no PDV:

A última oportunidade de exercer influência sobre a decisão de compra de um cliente acontece no ponto de venda.

As técnicas e estímulos de marketing, nesse momento decisivo, exercem a função de chamar a atenção dos compradores, informá-los corretamente sobre os produtos e levá-los à compra.

Um PDV mal gerenciado leva a uma grande queda nos negócios, mas apesar de sua importância, muitas empresas cometem erros na organização desse merchandising que podem prejudicar as vendas e a imagem da marca em questão.

Confira alguns deles:

1. Não conhecer o público alvo

Todas as decisões de um PDV precisam levar em consideração o público a ser atendido. Disso depende a escolha do local, a disposição da vitrine, música ambiente, tipos de promoções, até a forma de atendimento..

Não é adequado por exemplo, que pessoas conhecidas da vizinhança recebam um atendimento muito formal, assim como é inadequado usar músicas que não estejam sintonizadas com a cultura do grupo que frequenta seu estabelecimento.

2. Vitrine pouco atraente

A vitrine é a primeira impressão que seu ponto de venda transmite e por isso planeja-la sem cuidado é um erro fatal. Cores desarmônicas, desorganização, falta de estratégia na escolha dos produtos expostos afastam as pessoas de sua loja.

A vitrine deve explorar o ponto forte da marca, por exemplo o baixo preço, facilidade no pagamento, sustentabilidade, etc.

Outro grande problema é deixar os mesmos produtos por muito tempo. A vitrine precisa de atualização constante.

3. Iluminação deficiente

A pouca iluminação dá uma impressão sombria e pouco acolhedora para o cliente, provocando até mesmo o mau humor em algumas pessoas.

O ambiente deve ser iluminado como um todo usando-se as lâmpadas de forma estratégica, focando em peças mais atraentes. Toda a loja deve ser bem clara, desde a vitrine até as áreas que são frequentadas apenas pelos colaboradores.

4. Temperatura inadequada

Lojas muito quentes tornam o momento da compra desconfortável afastando os clientes. Além disso, a alta temperatura e o ar abafado deixam os funcionários mais cansados e menos dispostos afetando o bom atendimento.

Em contrapartida, um ambiente frio demais também pode ser incômodo, pois pode afetar a saúde do time e da clientela.

O investimento em um ambiente de temperatura amena e fresca vai contribuir na eficiência do seu merchandising.

5. Má disposição dos produtos

A forma como os produtos são posicionados também influencia o consumo. Artigos expostos de forma desordenada deixa o cliente confuso e pode até fazê-lo desistir da compra.

6. Descuidar do estoque

Deixar produtos não foram vendidos no mesmo lugar passa uma imagem de que o negócio não está se movimentando. Além disso, representa capital parado, o que gera prejuízos e ocupa espaço no estabelecimento.

7. Equipe mal preparada

Se o vendedor não é capaz de explicar sobre o produto ou sobre os procedimentos da loja, o cliente acaba desistindo da compra.

Outro grande problema é não tratar bem o cliente, sendo ríspido ou desatento. Insistir demais para o cliente comprar, com muitos argumentos, impede que o cliente pense e tome a decisão por si próprio, prejudicando as vendas.

8. Poluição visual

O excesso de material promocional vai confundir seu cliente, o layout da loja também precisa de espaços negativos. Corredores espaçosos entre prateleiras são só um exemplo.

9. Ofertas logo na entrada da loja

Essa área é um tipo de cartão de visitas por isso não deve ser utilizada para expor produtos que sobraram de outras estações ou promoções anteriores, com preços baratos e amontoados.

10. Sinalizações que inibem a compra e constrangem clientes

“Sorria, você está sendo filmado”, “Não toque nas mercadorias” são exemplos negativos. Se necessário, coloque os produtos que necessitam de mais segurança em vitrines protegidas por um vidro.

11. Excesso de um mesmo produto em exposição

Abarrotar prateleiras com um mesmo produto, principalmente se ele estiver em oferta, faz com que o cliente fique com a impressão de que o produto deve estar próximo do prazo de validade, ou com algum defeito, ou que é um fracasso, uma moda passageira que não deu certo e que a loja precisa se livrar dele com urgência.

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