Como ter uma equipe motivada de promotores de vendas

Motivar seus promotores de vendas pode parecer uma tarefa quase impossível por conta da grande rotatividade e perfil muito variado entre esses profissionais.
O importante é evitar que a ansiedade atrapalhe o desempenho do seu time e mais ainda não deixar o desânimo tomar conta deles.
O time de promotores são os olhos da marca no ponto de venda e é fundamental sua valorização para que seus integrantes sintam-se parte do processo.
O significado de cada etapa do Trade Marketing é preciso ser muito bem trabalhado.
É fundamental enfatizar a relevância do trabalho de coleta em campo, a análise das informações, o planejamento, os treinamentos e a execução perfeita no ponto de venda.
Conhecer exatamente quais são as vantagens e a rentabilidade do produto é a melhor, para não dizer a única, forma de defender uma venda e conquistar espaço na loja. Por isso os promotores devem acreditar no produto com o qual trabalham.
Veja abaixo alguns passos detalhados para aplicar na sua equipe. Tenha certeza de que o retorno será positivo.

INSPIRAÇÃO
Para fortalecer e motivar a equipe de merchandising, a imagem dos supervisores ou coordenadores deve ser de parceria. Despertar a curiosidade do grupo e ajudá-los a encontrar respostas é o caminho. Os supervisores precisam exercer uma influência positiva. Devem ser um exemplo a ser seguido.

PLANO DE CARREIRA
Os promotores precisam saber que eles têm uma real oportunidade de crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente. Por isso, traçar um plano de carreira para a equipe é de grande importância.
Se os promotores de vendas puderem ser alimentados com a visão do que pode ser alcançado e do que é preciso ser feito, eles se sentirão motivados a trabalhar melhor com o objetivo de atingir as metas estabelecidas.

CAPACITAÇÃO
Aprender algo novo, desenvolver novas habilidades faz com se se descubra novas aptidões.
Para grandes equipes, onde fica mais difícil descobrir as expectativas de cada promotor, sempre será possível motivá-los oferecendo, por exemplo, um curso de idiomas, treinamentos que atendam as necessidades da empresa como um todo. A importância do desenvolvimento pessoal, além do trabalho, não deve ser esquecida.

MERITOCRACIA
Melhorar a remuneração não significa apenas aumentar o salário. Metas com bonificações são sempre muito bem vindas.
Ao final do período estipulado para se atingir a meta, se o prêmio puder alcançar mais de um colaborador, o resultado será mais eficaz. Isso poderá ser feito, por exemplo, estipulando-se diferentes valores de bonificações, de acordo com a classificação, para pelo menos 30 a 40% da equipe.

Dessa forma, todos se sentirão com mais chances de ganhar e ficarão mais motivados a atingir a meta ou chegar o mais próximo possível dela.
Caso o prêmio seja em dinheiro, é importante que o valor seja significativo para ser de fato motivador.
O líder de equipe pode estabelecer pontos para o cumprimento de responsabilidades como:

• Horário de chegada e saída;
• Cumprimento dos roteiros;
• Pesquisa e fotos do PDV e de ações dos concorrentes.

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