Como posicionar o produto no ponto de venda (PDV)

Quem nunca lembrou de algo que precisava, ou sentiu vontade de comprar ao ver um produto ou uma promoção no supermercado?

Apesar de ser algo relativamente simples, a exposição dos produtos, quando feita corretamente, pode aumentar as vendas da sua empresa.

A organização das prateleiras e freezers, assim como a identidade visual, precificação e iluminação têm um impacto direto na experiência do cliente, portanto devem ser cuidadosamente planejadas.

O posicionamento dos produtos é o processo que determina a melhor maneira de comercializar e vender um produto. Ele considera o feedback do usuário sobre os recursos do produto, os atributos do público-alvo e as características da concorrência.

Estratégias para o Ponto de Venda (PDV)

1. Defina o seu público-alvo: É ele que vai definir qual é o melhor posicionamento dos produtos no PDV, portanto a primeira coisa que você deve fazer é estudar o seu público-alvo. O seu produto é útil para quem?

2. Conheça as suas categorias de produtos: É importante realizar um levantamento de todas as categorias de produtos disponíveis em sua loja. As categorias variam de acordo com o papel que desempenham no varejo: destino, rotina, sazonal ou ocasional, conveniência.

O gerenciamento por categoria é a parceria estratégica entre o lojista e fornecedor para obter a melhor categorização de produtos de acordo com as necessidades do consumidor.

3. Merchandising: O merchandising não serve apenas para atrair clientes, mas também para garantir que o que está à venda no interior da loja seja capaz de facilitar a decisão de compra dos consumidores. Isso inclui desde o layout da loja até a iluminação, música, embalagens, sinalizações e até mesmo os uniformes da equipe.

Atualmente o merchandising ganhou um sentido amplo, contemplando mais do que apenas os aspectos visuais. Praticamente todos os sentidos do consumidor podem ser estimulados para tornar a sua experiência ainda mais positiva quando exposto aos produtos, — o que influencia a sua decisão de compra e potencializa os resultados dos lojistas.

4. Crie campanhas temáticas: Invista em datas comemorativas como Dia dos namorados, dia das mães, dos pais etc. Para aproveitar essas datas, é preciso que agir com antecedência, pois o consumidor precisa ser lembrado e influenciado a comprar.
Organize um calendário com as principais datas comemorativas e se antecipe para criar um ambiente temático. Isso ativará a memória do consumidor para presentear alguém e o fluxo das suas vendas aumentará.

5. Invista no atendimento: A chave para ter um negócio de sucesso está na qualidade do seu atendimento. Não adianta nada embelezar o seu ponto de venda e criar mil estratégias para chamar a atenção do consumidor se ele não se sentir bem recebido.

Por conta disso, procure ter um bom atendimento. Tenha uma equipe treinada, comprometida em servir e encantar os clientes. Crie meios para surpreender os clientes com brindes personalizados, para que possam utilizar algo com a sua marca estampada. Clientes satisfeitos sempre voltam e ainda recomendam a sua loja para outras pessoas.

Usando as técnicas citadas acima, você obterá resultados bem melhores.

Nós da Clear Promoções somos uma empresa de promoção e merchandising, que atua neste segmento desde 1997 e possui larga experiência em ações promocionais ligadas a pontos de venda, eventos, feiras e ações temporárias em locais diferenciados, como shows, casas noturnas e universidades.
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